1:57 pm - sábado novembro 18, 2017

Nova praga coloca o Piauí em estado de emergência

Edição e postagem: Leomar Duarte, em 06-12-2013 14:11 | Última modificação: 06-12-2013 14:11
Nova praga coloca o Piauí em estado de emergência

Hospital de Olhos

O governo federal declarou estado de emergência fitossanitária no Piauí, em função do risco de surto da praga Helicoverpa armigera. A medida engloba 25 municípios do Cerrado, onde está a faixa produtora de grãos e autoriza a adoção de medidas para o controle da lagarta. A portaria de número 1.227 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foi publicada nesta sexta-feira (06) no Diário Oficial da União.

Entre as ações que poderão ser adotadas está a importação de agrotóxicos com o princípio ativo benzoato de emamectina. As aquisições dos produtos foram regulamentadas pelo governo por meio do Decreto 8.133 (autoriza a decretação mediante situação de risco). A emergência terá vigência de um ano.

“Já tivemos problemas sérios na safra passada em função da Helicoverpa, causando prejuízos. Este ano, a safra ainda está sendo plantada, mas tem armigera em soja recém-emergida”, disse o diretor-executivo da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Piauí (Aprosoja/PI), Rafael Maschio.

Segundo o representante, os levantamentos realizados pelos órgãos de defesa sanitária vegetal comprovaram a presença da lagarta na área que obteve a emergência. Agora, as entidades vão trabalhar na construção do plano de supressão. Ou seja, que vai definir os mecanismos a serem praticados objetivando reduzir a população da lagarta. No próximo dia 10 os representantes devem se reunir.

A quantidade de agrotóxicos a ser importada para o Estado ainda deve ser definida. Com a inclusão do Piauí, subiu para cinco o número de Estados com emergência decretada: Bahia, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

Área afetada no Piauí
Alvorada do Gurguéia, Antônio Almeida, Baixa Grande do Ribeiro, Barreiras do Piauí, Bom Jesus, Corrente, Cristalândia do Piauí, Currais, Gilbués, Guadalupe, Jerumenha, Landri Sales, Marcos Parente, Monte Alegre do Piauí, Palmeira do Piauí, Piracuruca, Porto Alegre do Piauí, Regeneração, Redenção do Gurguéia, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena, São Gonçalo do Gurguéia, Sebastião Barros, Sebastião Leal e Uruçui.

G1 Piauí