3:09 pm - quarta-feira novembro 22, 2017

Sócios do STR, assentados e produtores rurais de São Pedro do PI vão receber 1000 mudas de caju

Edição e postagem: Denison Duarte, em 04-02-2016 22:29 | Última modificação: 05-02-2016 14:44
Hospital de Olhos

Proprietários de terras e assentados do município de São Pedro do Piauí vão receber mil mudas de caju nos próximos dias. A conquista é resultado de uma ação da Comissão do Território Entre Rios através de uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). As mudas foram recebidas no último dia 2, terça-feira.

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de São Pedro e integrante da Comissão do Território, Neumária Cordeiro, a doação das mudas de caju aos produtores é uma iniciativa que tem como objetivo melhorar o plantio na região.

“A gente pediu porque algumas pessoas já trabalham com cajuína e queremos melhorar o plantio. Alguns produtores já estão com cajueiro velho, outros, o cajual já morreu”, disse a presidente.

A Comissão do Território também visa implantar o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) nas cidades que o compreendem. A função principal, segundo Neumária Cordeiro, é possibilitar a escoação de produtos derivados do caju no estado do Piauí.

“Já estamos nos articulando para visitar as cidades e executar o projeto do SIM. Estamos querendo aumentar a cultura do caju e comercializar os produtos derivados em larga escala”, reforça.

Em relação à distribuição das mudas de caju, a Prefeitura Municipal de São Pedro se configura com parceira. Ao todo 500 mudas vão ser entregues pela Secretaria de Agricultura, o restante será distribuído pelo STR.

Segundo Neumária Cordeiro, os produtores de cajuína do município têm dificuldades na comercialização da produção, o que seria resolvido com o certificado de inspeção municipal.

“A nossa industrialização da cajuína é toda artesanal. Estamos nos organizando para fazer do município de São Pedro a terra do caju e da cajuína. Essa entrega das mudas é um passo importante, pois a nossa ideia é ampliar cada vez mais o que fazemos com qualidade”, encerra.

A entrega dos pés de caju iniciou nesta quinta-feira (4). De acordo com o STR o prazo para distribuição de todas as mudas é de 15 dias.

Edição e postagem: Denison Duarte

As mudas de caju serão entregues em até 15 dias

mudas de cajufoto3

mudas de cajufoto1 mudas de cajufoto2  mudas de cajufoto4 mudas de cajufoto5 mudas de cajufoto6

 

 

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE