5:43 pm - sábado novembro 18, 2017

Jornalistas do Piauí protestam contra demissões e por valorização da categoria

Edição e postagem: Denison Duarte, em 08-04-2016 15:21 | Última modificação: 08-04-2016 15:21
Hospital de Olhos

Jornalistas do Piauí – Cerca de 50 jornalistas, de vários meios de comunicação de Teresina, realizaram nesta quinta-feira, 7 de Abril, dia em que se comemora o Dia do Jornalista, um ato público em frente à TV Antares e durante um café da manhã oferecido aos jornalistas na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), em apoio a vários jornalistas que estão prestes a ser demitidos daquela emissora e também por melhores condições de trabalho.

Na oportunidade, foi lida uma carta de apoio aos funcionários da TV Antares, onde também foi cobrada a valorização do jornalista e a garantia dos seus direitos trabalhistas. O ato foi articulado via redes sociais pelo movimento União de Jornalistas do Piauí (Unijor-Pi), que conta com mais de 150 profissionais.

A carta foi lida pelo jornalista Fábio Lima, do Portal Cidade Verde, que afirmou ser esse o momento dos jornalistas terem vez e voz. “Às vezes a gente fica tão escondido que parece que não tem demanda, então esse é um
passo pra nós sairmos de uma redoma, digo no sentido de que nós estávamos de certa forma nos escondendo, com medo de retaliações, de ser prejudicado de certa forma. Então se não fizermos algo por nós mesmos, ninguém vai fazer.”.

Ainda de acordo com Fábio Lima, um dos jornalistas à frente do Unijor-PI, o movimento não tem intenção de se opor ao Sindicato de Jornalistas do Piauí (SindJor-PI), mas sim somar forças.

“A gente não quer se opor a ninguém, a gente quer na verdade mostrar que ao longo dos anos, das últimas décadas a gente não tem sido respeitado. Não temos sido respeitados no salário mínimo, nas condições de trabalho, e isso
só vai mudar se a gente realmente tiver consciência de que, nós jornalistas precisamos fazer alguma coisa.”, explica.

Jornalistas do Piauí – Filiações

Nesta sexta-feira (8), o movimento Unijor-PI está fazendo uma mobilização para que os jornalistas que ainda não são sindicalizados se filiem ao Sindicato dos Jornalistas do Piauí (SindJor-PI). O presidente do sindicato, José Olímpio, diz que recebe com alegria o movimento feito pelos jornalistas.

“Eu avalio esse movimento como altamente positivo. Eu acho que a categoria tem que despertar, ela só vai ter força e só vai se fazer respeitar quando ela tiver organizada, unida, em propósito de valorização da classe.”, afirma.

Postagem: Denison Duarte
Texto: Karla Danielle
Fotos: Régis Falcão
TV Antaresmanifesto1

TV Antaresmanifesto2

TV Antaresmanifesto3

TV Antaresmanifesto4

TV Antaresmanifesto5

TV Antaresoab

TV Antaresfiliacao