Governo vai conclui adutora da barragem Estreito
5:55 am - quinta-feira setembro 21, 2017

Governo vai conclui adutora da barragem Estreito

Edição e postagem: Denison Duarte, em 16-10-2013 13:32 | Última modificação: 16-10-2013 13:40
Educandário Menino Jesus

Um novo convênio firmado entre o Governo do Piauí e o Ministério da Integração Nacional, no valor de R$31 milhões, vai garantir a retomada das obras de implantação da adutora do Sudoeste, que vai levar água da barragem de Estreito, em Francisco Macedo, para vários municípios da região.

A adutora vai atender uma das regiões mais secas do Piauí, localizada na área conhecida como Polígono das Secas, onde não chove desde 2011. “É um velho sonho da população, que estamos trabalhando para tornar realidade”, diz o governador Wilson Martins.

Adutora da Barragem Estreito, em Francisco Macedo( Foto: Paulo Barros)
A obra vai abastecer com água potável, além de Francisco Macedo, os municípios de Alegrete, Padre Marcos, Marcolândia, Caldeirão Grande, Belém do Piauí e Jaicós, beneficiando diretamente uma população de 25 mil pessoas.

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) já investiu R$21 milhões na obra e a conclusão foi viabilizada com a sua inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-Seca).

Na barragem do Estreito, o Governo do Estado também desenvolve um programa de piscicultura que, em sua primeira despesca, no mês de setembro, os pescadores conseguiram mais de 4 mil quilos de peixe. Um dos peixes pescados foi um tambaqui de 27 quilos.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE