Governador participa da solenidade de formação do ProJovem Urbano
5:55 am - quinta-feira setembro 21, 2017

Governador participa da solenidade de formação do ProJovem Urbano

Edição e postagem: Denison Duarte, em 30-09-2013 10:32 | Última modificação: 30-09-2013 10:32
Educandário Menino Jesus

O governador Wilson Martins participa, na manhã desta segunda-feira (30), da abertura da formação inicial dos educadores do Programa Nacional de Inclusão de Jovens na Modalidade Urbana (Projovem Urbano 2013). O treinamento está sendo realizado no Instituto de Educação Antonino Freire (Ieaf) e seguirá até o próximo dia 4, no horário das 8h às 12h e das 13h às 18h.

O Projovem Urbano é uma das ações implementadas pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, como forma de promover e intensificar a democratização do ensino profissionalizante no Piauí. “Esses cursos democratizam o acesso dos alunos da rede pública estadual ao ensino profissionalizante. Desde o início do nosso governo estamos preocupados com a ocupação dos jovens. Por isso, temos investido e apoiado programas que ocupem e deem qualificação a eles”, analisa Wilson Martins.

Chega a 50 mil o número de jovens que recebem capacitação profissional gratuitamente hoje no Estado. São alunos do ensino profissionalizante, regular e não presencial, somados aos alunos atendidos pelo Projovem Urbano, Projovem Rural e ProJovem Trabalhador.

Ampliação

Em 2013, o ProJovem Urbano ampliou sua cobertura em todo o Piauí. Além das 5 mil vagas oferecidas a partir de 2012, outras 9 mil novas vagas estão sendo destinadas aos alunos que desejam concluir o Ensino Fundamental agregando uma qualificação profissional. O aluno que opta pelo programa tem a vantagem de já sair preparado para o mercado de trabalho.

Juntamente com a ampliação do número de vagas, houve aumento no número de municípios inscritos. De 28 municípios atendidos pelo Projovem Urbano mais 45 novos municípios foram contemplados em 2013.

O programa foi lançado no Piauí em 2012, e ofertou inicialmente 5.800 vagas, com bolsas de R$100,00 por aluno em 28 municípios. E de acordo com o governador, o Piauí é o estado que mais se destaca no desenvolvimento do ProJovem Urbano. “Fomos o único Estado que ampliou o atendimento ao programa em 2013, com um crescimento de 200%. Teremos 14 mil bolsas profissionalizantes em 73 municípios que terão seus jovens com uma nova profissão”, destacou Wilson Martins.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE