7:10 pm - segunda-feira novembro 20, 2017

Com baixo índice pluviométrico, 152 municípios piauienses estão em “situação de emergência”

Edição e postagem: Denison Duarte, em 21-07-2015 22:19 | Última modificação: 22-07-2015 11:54
Hospital de Olhos

O governo do Piauí divulgou nesta segunda-feira (20) que subiu para 152 o número de municípios em “situação de emergência” em virtude do longo período de estiagem, cuja precipitação já não cai de forma regular há três anos. Em todo o estado são 224 municípios.

As maiores perdas nos municípios estão relacionadas à agricultura, pecuária e também a dificuldade de abastecimento de água potável para a população.

Todos os municípios atingidos pelo decreto de emergência estão enquadrados em no mínimo dois dos três critérios estabelecidos.

Esses critérios levam em conta a perda na safra agrícola igual ou superior a 50%, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); o índice pluviométrico inferior a 600 milímetros por ano, com base em informações repassadas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pela Agência Nacional de Águas (ANA); e o nível de reservatórios inferior a 50% da capacidade máxima de armazenamento.
Estiagem
Fonte: De Olho no Tempo