12:41 am - terça-feira novembro 21, 2017

Adolescentes representam 70% das vítimas de acidentes automobilísticos no Piauí, aponta Samu

Edição e postagem: Denison Duarte, em 14-05-2016 17:16 | Última modificação: 14-05-2016 19:03
Hospital de Olhos

Dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Piauí apontam um aumento de 17% de acidentes automobilísticos em abril se comparados ao mesmo período em 2015 em todo o estado.

O diferencial deste ano está no aumento de menores de idade como condutores de motocicletas e, consequentemente, o crescimento de adolescentes como principais vítimas de acidentes com esses veículos.

O autônomo José William, residente em Teresina, sofreu um acidente há três meses, resultado da imprudência de outro motoqueiro. Ele foi submetido a duas cirurgias e, atualmente, tem dificuldades para se locomover.

Ele teve a perna quebrada na ocorrência. “Foi num cruzamento. O ‘cara’ veio com excesso de velocidade e eu não tive o que fazer. Eu peguei uma pancada na cabeça, graças a Deus eu estava com capacete”, disse José William.

Dados e causas

Segundo o Samu, os números apontam para 86% desses acidentes envolvendo motos, e desse percentual, em 70% dos casos, o motoqueiro é adolescente.

Geralmente a causa dos acidentes envolve imprudência, falta de equipamento de segurança e até a falta de documentação legal. A falta desses componentes contribuem, segundo o Samu, para o aumento de casos de acidentes envolvendo motociclistas.

Dentre outros fatores que podem ser elencados são apontados aumento da frota, facilidade na aquisição das motos e a falta de fiscalização de autoridades do trânsito para que possam punir os infratores.

Edição e postagem: Denison Duarte
Com informações da TV MN