11:09 pm - sábado novembro 18, 2017

Moradores reclamam da presença de fezes de pássaros em caixa d’água no município de Arraial

Edição e postagem: Denison Duarte, em 27-01-2016 15:58 | Última modificação: 28-01-2016 13:55
Hospital de Olhos

Caixa sem tampa – A caixa d’água que abastece a comunidade Chapadinha, localizada a 14 km da zona urbana do município de Arraial, está descoberta há aproximadamente seis meses. Segundo os moradores da localidade, a situação pode representar um risco aos consumidores em razão de doenças, principalmente no período em que as chuvas caem com maior frequência na região.

Fotos enviadas ao Somos Notícia, sob forma de denúncia, mostram que a água utilizada para o consumo da população está a céu aberto. “Essa caixa sem tampa deixa a água imprópria para o consumo por causa da sujeira”, disse uma moradora que preferiu não ser identificada ao afirmar há muitas fezes de pássaros dentro da caixa e que a água nas torneiras sai com resíduos do material da própria caixa.

Segundo a fonte, a última limpeza realizada pela Vigilância Sanitária aconteceu há pouco mais de seis meses. “Não há o acompanhamento da Vigilância Sanitária do município. As fezes de pássaros há tempos vão se acumulando na caixa”, reforça a moradora da comunidade. Ela diz ainda que a Secretaria de Saúde não providenciou a substituição da tampa, que se quebrou porque foi arremessada pelo vento.

Um plástico foi colocado pela Secretaria de Saúde como tentativa de proteger a água. Os moradores dizem ainda que o mesmo não resistiu aos ventos e logo se rasgou.

Por não saberem quais são os riscos à saúde, os habitantes do local permanecem preocupados e à espera de uma providência da Secretaria de Saúde do município.

O Somos Notícia entrou em contato com a secretária de Saúde, Ednólia Pereira, e foi informado que um membro da Vigilância Sanitária esteve no local para recolocar a tampa da caixa. “Tentamos recobrir a caixa com a tampa, mas a comunidade não permitiu que fosse a mesma porque estava há tempos no chão. A Vigilância limpou a tampa e também a caixa há 15 dias. A comunidade está exagerando”

A secretária confirmou que um plástico foi colocado no lugar da tampa, mas não resistiu e caiu.

A versão da secretária foi confirmada pelo prefeito Dedé Marinho. Ele acrescentou ainda que as acusações são oriundas de perseguições políticas. “O que tem de verdade é que o vento tirou a tampa e ela quebrou no meio, e que um plástico foi colocado, mas o vento o rasgou. Nós tentamos recolocar a tampa fazendo emendas com produto adequado, mas nem assim aceitaram. Tudo isso é questão política! Não se trata de toda a comunidade, mas umas duas ou três pessoas. Elas estão tentando manchar a imagem da gente.”

Dedé Marinho complementou dizendo ao Somos Notícia que uma nova tampa é mais difícil de se conseguir do que uma nova caixa d’água. “Estamos providenciando uma licitação para aquisição de caixas d’água porque não tem como comprarmos uma tampa sozinha, sem a caixa.”

De acordo com o gestor, a Vigilância Sanitária está tratando do assunto com o Conselho de Saúde para dar início ao processo licitatório.

Edição e postagem: Denison Duarte

Caixa sem tampa
caixa d'água - chapadinha2
tampa