Menu...

16 de dezembro de 2017

Bope realizará curso de aptidão para o grupo ações táticas especiais em novembro


Hospital de Olhos
O Batalhão de Operações Especiais do Piauí (Bope), já iniciou a fase de teste para os inscritos do curso de Ações Táticas Especiais (Cate), promovido pela Polícia Militar do Estado. A finalidade do curso é formar operadores habilitados a cumprir a função específica do Bope, que é atender as ocorrências de alto risco com o emprego de técnicas e equipamentos especiais.

Foram ofertadas 50 vagas, das quais 20 são destinadas para policiais efetivos do Bope, outras 20 para demais policiais da corporação e 10 para outras instituições como polícia civil, polícia rodoviária federal, polícia federal e agente penitenciário, estes lotados não só no Piauí, como também em outros Estados. O curso tem uma carga horária de 536 horas-aula, e acontecerá entre os dias 9/11 e 27/12 deste ano, uma parte acontecerá nas dependências do Bope do Piauí e outra parte nos estados do Maranhão e Pernambuco.

Segundo o tenente Evandro Vasconcelos, do total de vagas disponibilizadas, até o momento, apenas 38 candidatos apresentaram pré-requisitos necessários para iniciar o curso “o profissional que pretende frequentar o curso tem que ter um perfil de alto nível, pois será exigido muito dele, ele tem que ter aptidão para as ações na modalidade de policiamento, excelente condicionamento físico, resistência ao stress e fadiga, além de forte controle emocional”. O tenente ressalta que este é um curso muito requisitado, pois só acontece uma vez por ano em cada estado, mas por conta do alto nível de exigência, nem todos que desejam fazê-lo, conseguem chegar até o final do curso.

O Bope é uma instituição responsável pelo gerenciamento de crise, ou seja, são acionados quando há uma ameaça grave de vida como em assalto a bancos, resgate de refém, repressão ao tráfico de entorpecentes e abordagens em situações que necessitam de grandes deslocamentos como em roças de maconha. Para isso, o profissional apto a atuar nestas situações precisa passar por um treinamento rigoroso no curso de ações táticas especiais, dedicando-se exclusivamente ao curso que apresenta uma dinâmica variada com atividades noturnas, além de avaliação física, médica, psicológica e prova de tiro, por exemplo.


Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE