9:02 pm - terça-feira novembro 21, 2017

ADUFPI participa de ato em Brasília com servidores públicos sinalizando greve geral

Edição e postagem: Denison Duarte, em 15-09-2016 15:14 | Última modificação: 15-09-2016 15:14
ADUFPI participa de ato em Brasília com servidores públicos sinalizando greve geral

Nesta terça (13), eles participaram da Marcha em Brasília e encerram as atividades nessa quarta-feira (14), com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) (Foto: Karla Danielle)

Hospital de Olhos

O presidente da ADUFPI e diretores, Jurandir Lima, Mairton Celestino, Lurdinha Nunes, respectivamente, e demais delegados representantes da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí, professores Marco Antônio, Alexis Leite, Agostinho Holanda e Andressa Nogueira, participaram nesta terça-feira (13), da Marcha em Brasília, que reuniu cerca de 15 mil servidores públicos das esferas federal, estadual e municipal, de todo o país.

O ato faz parte da Jornada de Lutas em Brasília, que acontece desde a segunda-feira (12) até esta quarta (14), encerrando com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). O objetivo das ações é chamar a atenção da sociedade para os ataques aos serviços públicos e aos direitos dos trabalhadores que têm acontecido, além de manifestar contra o PLP 257/2016, a PEC 241/2016 e contra a reforma Previdenciária e Trabalhista anunciadas pelo governo Temer.

 

O presidente da ADUFPI, Jurandir Lima, chama a atenção para o fato de que a luta tem crescido e ganhado cada vez mais adesão. “O diferente dessa Marcha foi a participação de todas as centrais sindicais: Conlutas, CTB, CUT, Nova Central, para citar algumas. Há quatro meses atrás não havia essa unidade e cada uma culpava a outra pelos fracassos. Agora há uma unicidade no discurso, o que favorece o crescimento do movimento e das discussões a nível nacional e regional”, frisa.

 

De acordo com o professor Mairton Celestino, diretor de Relações Sindicais, acontece ainda nesta quarta-feira em Brasília uma plenária com os Servidores Públicos Federal – SPF’s, “onde talvez aconteça o encaminhamento unânime, da construção de uma data para início de uma greve geral.”.

Mobilizações no Piauí

Em paralelo à Jornada de Lutas em Brasília, no Piauí as centrais sindicais, movimentos sociais e estudantis, juntamente com a ADUFPI, estão construindo um grande ato na próxima quinta-feira (15), a partir das 7h em frente ao pórtico da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para denunciar e conscientizar os servidores e a população de modo geral, sobre os ataques à Educação, ao funcionalismo público e aos direitos trabalhistas. Em seguida, às 9 horas, será feita uma manifestação na Praça João Luís Ferreira, no Centro de Teresina.

Diretores e presidente da ADUFPI em Brasília

adufpif2 adufpif9 adufpif10 adufpif20

Texto e fotos: Karla Danielle

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE