2:12 pm - domingo novembro 19, 2017

Força Estadual realiza treinamento com agentes de Saúde em São Francisco do MA segunda-feira

Edição e postagem: Denison Duarte, em 08-01-2017 16:11 | Última modificação: 25-09-2017 13:14
Hospital de Olhos

Capacitação – Os 42 agentes comunitários de Saúde de São Francisco do Maranhão vão estar em um treinamento na próxima segunda-feira (9).

À frente da capacitação estão os profissionais da Força Estadual de Saúde, que têm como meta melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município, um dos piores índices do estado.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base nos anos anteriores, o IDH de São Francisco é o pior do leste maranhense com 0,528, ficando atrás de Barão de Grajaú (0,592), São João dos Patos (0,615), Colinas (0,596), Jatobá (0,561), Lagoa do Mato (0,566), Mirador (0,545), Nova Iorque (0,584), Paraibano (0,580), Passagem Franca (0,532), Pastos Bons (0,610), Sucupira do Norte (0,579) e Sucupira do Riachão (0,568).

O papel da Força Estadual, segundo a equipe que está no município desde abril de 2016, está diretamente relacionado à ação do governo do Maranhão por meio do Plano Mais IDH, do governo de Flávio Dino.

Ao todo, 30 municípios com baixo IDH estão recebendo a atenção direta do governo por meio de mecanismos diversos, a exemplo da Força Estadual de Saúde.

“Nós temos metas com crianças menores de 1 ano, com pessoas hipertensas, diabéticas e com portadoras de hanseníase. Essas pessoas são o nosso foco. A intenção é fazer acontecer a Atenção Básica para que essas pessoas não venham a problematizar e nem chegar ao óbito”, afirmou a enfermeira Ariane Veloso, da Força Estadual.

A equipe responsável pela capacitação com os agentes de saúde nesta segunda-feira vai também apresentar o perfil do município relacionando os problemas responsáveis pelo baixo IDH, além de focar na importância do papel de cada profissional para a melhoria do índice.

“Estamos trabalhando na assistência e na gestão, capacitando profissionais da gestão básica e fazendo um novo planejamento, agregando valores às equipes que já estão atuando”, completou.

“Daqui a dois ou três anos a estrutura está modificada para que o município dê continuidade ao trabalho para que o IDH possa melhorar a partir da Saúde, Educação, Agricultura, etc”, finalizou ao Somos Notícia a enfermeira.

A ação desenvolvida pelo governo do Estado através da Força Estadual de Saúde já apresenta nos 30 municípios com situação mais crítica uma redução de 83% do índice de mortalidade de gestantes por causas evitáveis.

Com a enfermeira, estão integrando a Força Estadual em São Francisco o enfermeiro Cristiano, o médico Dr. Eduardo e o motorista da equipe – Sr. Lima.

“Nós ficamos felizes com a nova gestão de São Francisco do Maranhão. Ela nos procurou e está tendo um grande respeito com o nosso trabalho”, encerra.

Capacitação  (Fotos: Denison Duarte e Força Estadual de Saúde)