11:41 am - terça-feira novembro 21, 2017

Robô mata o vírus do ebola usando o poder da luz

Edição e postagem: Leomar Duarte, em 07-10-2014 15:08 | Última modificação: 07-10-2014 15:08
Robô mata o vírus do ebola usando o poder da luz

Hospital de Olhos

O ebola se tornou uma epidemia na África, devastando centenas de vidas. Também surgiram alguns casos isolados nos EUA e Europa, que estão mais preparados para lidar com a doença. Além de instalações médicas mais avançadas, eles podem contar com este robozinho que mata o vírus do ebola usando luz ultravioleta.

Você já conhece os raios UV-A e UV-B, que deixam a pele bronzeada ou causam queimaduras, dependendo de sua intensidade. No entanto, o robô da Xenex produz ultravioleta-C, que é normalmente filtrada pela camada de ozônio da Terra.

Por causa disso, bactérias e vírus não têm defesas contra os raios UV-C: o DNA deles absorve a luz e sofre danos, matando os germes e impedindo que eles infectem outras pessoas.

O vídeo acima demonstra como ele é utilizado: primeiro, o enfermeiro expõe todas as superfícies de contato – laterais da cama, gavetas etc. – para a luz ultravioleta ter mais eficácia. Depois, ele coloca um cone preto próximo à porta do quarto: dessa forma, o robô pode detectar movimentos e parar de funcionar caso entre alguém (raios UV-C são danosos para humanos também).

Há ainda um cone laranja para colocar fora do quarto: ele alerta que ninguém pode entrar, e avisa quando o robô tiver terminado seu trabalho. Também é possível interromper manualmente a emissão de UV-C usando este cone. Vale notar que essa luz ultravioleta não pode atravessar paredes, vidro ou janelas.

Este robô está sendo usado em Dallas, onde os médicos estão tratando o primeiro paciente do ebola nos EUA. No entanto, ele pode matar outros germes, como C. difficile (que causa inflamação do cólon) e MRSA.

Fonte:MSN