3:11 pm - terça-feira novembro 23, 8202

Luzes em pequeno planeta entre Marte e Júpiter intrigam cientistas

Edição e postagem: Denison Duarte, em 26-02-2015 11:08 | Última modificação: 26-02-2015 11:08
Hospital de Olhos

Um pequeno e misterioso planeta, identificado como Ceres, deixou os cientistas pensativos depois de uma estranha luz que foi vista brilhando a partir dele. Nas imagens há um ponto brilhante projetada para fora da escuridão da superfície.

Uma segunda luz brilhante foi também vista, próxima à primeira, deixando os cientistas completamente perplexos.

Andreas Nathues, investigador principal disse à equipe de câmeras de enquadramento do Instituto Max Planck na Alemanha que “o ponto mais brilhante é muito pequeno, mas apesar de seu tamanho, é mais brilhante do que qualquer coisa outra no planeta. Isto é verdadeiramente um mistério para nós.”

O planeta, considerado anão, é o maior objeto no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. As imagens foram tiradas pela sonda a 29 mil milhas de distância.

Chris Russell, investigador da missão disse: “O ponto brilhante no Ceres agora pode ser visto com um companheiro de menor brilho, mas, aparentemente, na mesma bacia. Isso pode estar apontando para uma origem vulcão-like dos pontos, mas vamos ter de esperar para uma melhor resolução, antes de quaisquer interpretações geológicas.”

Especialistas cogitam que os pontos brilhantes poderiam ser gelo refletindo a luz solar. Russell disse: “Neste momento, tudo o que podemos dizer é que o material reflete 40 por cento ou mais da luz que incide sobre ele. Esse limite é por causa da resolução da câmera a esta distância de Ceres. Se a resposta final é que ela reflete toda a luz que cai sobre ele, então o refletor mais provável seria de gelo”, encerra.

Texto: Denison Duarte
Com informações do Mirror

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE