11:10 pm - sábado novembro 18, 2017

ONU: cada pessoa desperdiça 280 quilos de alimentos por ano

Edição e postagem: Denison Duarte, em 03-04-2014 01:04 | Última modificação: 03-04-2014 01:04
Hospital de Olhos

Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura também denunciou que, ao mesmo tempo, mais de 800 milhões de pessoas passam fome

Bucareste – A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) denunciou nesta quarta-feira que, em média, cada habitante da Terra desperdiça quase 300 quilos de alimentos por ano e, ao mesmo tempo, mais de 800 milhões de pessoas passam fome.

Durante uma conferência regional da FAO para Europa e Ásia Central, focada no desperdício de alimentos, o diretor-geral da organização, José Graziano da Silva, destacou que 1.300 milhões de toneladas de alimentos são perdidas a cada ano.

“Se os desperdícios e as perdas pudessem ser reduzido simplesmente à metade, o aumento produção de alimentos para suprir a população mundial em 2050 seria de só 25%, em vez dos 60% estimados atualmente”, explicou Graziano à Agência Efe.

Segundo dados da FAO, cada habitante da Terra desperdiça em média 280 quilos de alimentos por ano, enquanto ao mesmo tempo 842 milhões de pessoas, mais de 10% da população do planeta, passam fome diariamente.

A perda de alimentos acontece principalmente “em fazendas, durante o processamento, o transporte e o armazenamento”, e pela “falta de regulação” que afeta também a segurança alimentar.

A crise financeira e econômica, que impactou duramente muitos Estados europeus, reduziu o desperdício de alimentos, embora esta redução continue sendo insuficiente para a FAO, disse Graziano.

As perdas econômicas e ambientais desse desperdício, além de tudo, ultrapassam as centenas de bilhões de dólares.