4:12 am - segunda-feira novembro 20, 2017

Casos de ebola podem subir entre 5 e 10 mil por semana, diz OMS

Edição e postagem: Leomar Duarte, em 14-10-2014 17:41 | Última modificação: 14-10-2014 17:41
Casos de ebola podem subir entre 5 e 10 mil por semana, diz OMS

Hospital de Olhos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) admite que, até dezembro, entre 5 mil e 10 mil novos casos do ebola serão registrados por semana no mundo. O alerta vem no momento em que a entidade começa a implementar seu plano para que, na primeira semana de dezembro, 70% dos pacientes possam ser atendidos na África.

Nesta terça-feira (14), os dados apontam que pelo menos 8,9 mil pessoas foram contaminadas pela doença e o volume vai superar a marca de 9 mil ainda nesta semana. Já as mortes superam a marca de 4,4 mil.

“Vamos chegar muito rapidamente a 10 mil casos”, declarou Bruce Aylward, subdiretor-geral da OMS. Segundo ele, 70% dos casos atualmente não sobrevivem.

Há dois meses, a OMS estimava que um total de 20 mil pessoas seriam afetadas. “Claramente, esse surto vai superar a marca dos 20 mil”, admitiu. “Quando eu anunciei 20 mil, as pessoas me criticaram por criar terror”, insistiu.

Segundo ele, os desafios serão profundos. Na África, os três países mais afetados – Libéria, Guiné e Serra Leoa – contam com apenas 1,1 mil leitos em hospitais. Mas precisam de 4,4 mil.

Do plano de US$ 1 bilhão para frear a doença, apenas US$ 22 milhões foram de fato depositados nas contas da entidade.

Segundo a OMS, existem alguns aspectos positivos, como a desaceleração de casos em locais considerados como epicentros da doença. Mas a preocupação é com a expansão de casos nas capitais e em termos geográficos.

Fonte:Bol