12:12 pm - domingo novembro 19, 2017

Iraque: ataques fazem pelo menos 37 mortos

Edição e postagem: Leomar Duarte, em 25-12-2013 14:38 | Última modificação: 25-12-2013 21:55
Iraque: ataques fazem pelo menos 37 mortos

Hospital de Olhos

Pelo menos 37 pessoas foram mortas em três ataques a bomba em áreas cristãs de Bagdá nesta quarta-feira (25). Em um dos atentados, um carro-bomba explodiu perto de uma igreja depois de um culto de Natal, disseram a polícia e os médicos.

O carro-bomba matou pelo menos 26 pessoas e feriu 38, a maioria delas cristã, quando eles saiam da igreja no distrito de Doura, no sul de Bagdá, informaram fontes policiais. O carro estava estacionado do lado de fora de uma igreja.

Mais cedo, duas bombas também explodiram em um mercado da área cristã de Athorien, matando 11 pessoas. Pelo menos 21 pessoas ficaram feridas.

Ninguém reivindicou imediatamente a responsabilidade pelos ataques. A comunidade cristã iraquiana, estimada entre 400 a 600 mil pessoas, costuma ser alvo de militantes islâmicos que os julgam infiéis.

A violência no Iraque cresceu para os piores níveis em cinco anos enquanto militantes sunitas ligados à Al-Qaeda aumentaram seus ataques contra o governo xiita e qualquer um que o apoie. Milhares de pessoas foram mortas em ataques em 2013.

A minoria cristã foi alvo de ataques por militantes da Al-Qaeda no passado, incluindo um em 2010 contra uma igreja que deixou dezenas de mortos.

Uma série de carros-bomba, tiroteios e ataques suicidas mataram dezenas de peregrinos muçulmanos xiitas na semana que antecede o dia sagrado xiita Arbaeen, que coincidiu com a véspera de Natal deste ano.

Fonte: G1