7:46 pm - quarta-feira julho 26, 2017

Piauí fica oficialmente livre da aftosa dia 3 de setembro

Edição e postagem: Denison Duarte, em 26-08-2013 23:21 | Última modificação: 26-08-2013 23:21
Educandário Menino Jesus

O governador Wilson Martins confirmou para o dia 3 de setembro o anúncio oficial de que o Piauí já é área livre da febre aftosa. O anúncio será feito pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, às 15 horas, no Palácio de Karnak.

– É uma grande vitória do governo e dos produtores piauienses. É um momento muito esperado por todos – destacou Wilson Martins, ao lembrar o trabalho ao longo dos anos para que o estado chegasse a esse estágio.

Com um rebanho de cerca de 1,7 milhão de cabeças de gado, o Piauí, depois de várias campanhas de vacinação do rebanho, consegue abrir suas porteiras para outros estados brasileiros. Sem o reconhecimento de área livre de febre aftosa, os criadores piauienses vão poder comercializar seus animais livremente, sem barreiras.

Até pouco tempo, o Piauí era uma área de risco desconhecido para a doença. Com as campanhas de vacinação, alcançou o risco médio e agora chega ao estágio de área livre com vacinação. Depois do anúncio, o governo passa a aguardar o reconhecimento internacional, que deverá sair ainda este ano.

Além do Piauí, mais sete estados, Ceará, Maranhão, Norte do Pará, Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, são zonas livres da febre aftosa. Nas últimas dez campanhas, os índices alcançados no estado têm sido superior a 90% de cobertura.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE