10:16 am - domingo novembro 19, 2017

Governador participa do I Encontro de Pescadores Artesanais

Edição e postagem: Denison Duarte, em 11-11-2013 09:50 | Última modificação: 11-11-2013 09:50
Hospital de Olhos

O governador Wilson Martins participou neste domingo, (10), do I Encontro de Pescadores Artesanais, realizado pelo Sistema Nacional de Emprego do Piauí (Sine-PI). O evento abordou a importância do Seguro Desemprego para os pescadores no período do defeso. Contou ainda com a celebração de uma missa e café da manhã para a comunidade dos pescadores.

Durante a Piracema, os pescadores ficam impedidos de realizar a sua atividade de trabalho, o que caracteriza o período do defeso. Nesse período, os pescadores artesanais recebem um Seguro Desemprego no valor de um salário mínimo durante os quatro meses da Piracema. Desse modo, o objetivo do evento foi aproximar os pescadores dos órgãos responsáveis pelo recurso e tirar dúvidas sobre o benefício.

"A pesca artesanal é um arranjo produtivo muito importante para o nosso Estado e durante a Piracema os pescadores ficam impossibilitados de realizarem o seu trabalho, por isso o Seguro Desemprego no período do defeso é tão importante", afirma o governador.

A iniciativa é comemorada pelo Sindicato dos Pescadores de Teresina. "Essa é a primeira vez que um encontro como esse é realizado para os pescadores. Um evento assim é de suma importância para nós pescadores, pois fortalece o nosso trabalho", comenta Francisco Aquino, Presidente do Sindicatos dos Pescadores.

A importância da educação também foi ressaltada pelo governador. "A pesca é uma das atividades mais antigas e honrosas da humanidade, por isso nós buscamos fortalecê-lo, incentivando a educação, através da alfabetização dos pescadores, bem como o incentivo a capacitação por meio dos cursos que o próprio Sine oferece", pontua Wilson Martins.

O I Encontro de Pescadores Artesanais fortaleceu a relação entre autoridades e pescadores. "Um evento desse porte ainda não havia sido realizado para os pescadores e uma atividade é importante pois aproxima os pescadores do Sine, além de esclarecermos sobre a importância do seguro desemprego durante o período do defeso."

Para Renato Gomes de Sousa, pescador há cinco anos, um evento assim deixa o pescador mais seguro sobre o pagamento do benefício. " Eu vejo esse encontro como uma motivação e um apoio para nós que somos pescadores artesanais, além de nos dar mais segurança sobre o seguro no perído do defeso", conta.

O benefício é pago aos pescadores artesanais em Teresina, durante os quatro meses da piracema e pode ser requerido pelo pescador artesanal no Sine Piauí ou na Superintedência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).