3:35 am - quarta-feira julho 26, 2017

Escolas recebem instrumentos musicais para fortalecer a cultura no ambiente de ensino

Edição e postagem: Denison Duarte, em 04-09-2013 23:29 | Última modificação: 04-09-2013 23:34
Hospital de Olhos

Acreditar na cultura como forma de estimular o conhecimento e contribuir na formação da cidadania dos jovens da rede pública de ensino é um dos compromissos que vem sendo honrado pelo Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc). Nesta quarta-feira (4), a Unidade Escolar Solange Viana e o Centro de Ensino de Tempo Integral – Ceti Gov Freitas Neto receberam os instrumentos musicais para a formação de bandas escolares. As duas escolas, localizadas em Teresina, agora contam com o suporte necessário para garantir as atividades das aulas de música e outros projetos desenvolvidos através do programa Mais Educação.

Quem comemora a chegada dos instrumentos, é o jovem Denilson Luis, estudante do 9º ano no Ceti Freitas Neto. Ele conta que aprendeu tocar aos 12 anos de idade e que a escola tem ajudado a melhorar a qualidade da música que faz com instrumentos de sopro, como o trombone e tuba. "Estou feliz, pois sempre gostei de música e aprendi tocar aqui na escola. Agora vou poder aperfeiçoar ainda mais as minhas habilidades. Nós já tínhamos alguns equipamentos aqui, mas esses novos vão ajudar muito", afirma.

Na primeira etapa, serão contempladas 15 escolas, sendo quatro na capital e onze no interior do Estado. Ao todo, 42 escolas serão contempladas com as bandas escolares, que são compostas por trinta e dois instrumentos musicais, adquiridos com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Eudina Rocha, diretora de Gestão e Inspeção Escolar da Seduc, representou o secretário Átila Lira na entrega dos instrumentos. Ela destaca que iniciativas como esta incentivam e estimulam os alunos a ampliarem seus conhecimentos.

"Nosso objetivo é proporcionar mais qualidade aos trabalhos desenvolvidos nas nossas escolas. Essas bandas servem para despertar e aprimorar talentos dentro do ambiente de ensino", ressalta a diretora.
As escolas contempladas receberão um kit composto por: 06 bumbos, 03 trombones, 08 caixas tenor, 01 jogo de pratos, 08 trompetes, 03 trompas de marcha e 03 tubas. As bandas musicais escolares representam a concretização do aspecto sociocultural da educação e ainda ajudam a resgatar o exercício do dever cívico e da arte através da musicalidade nos alunos da rede pública do Piauí.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE