Ceir Móvel: quase 20 mil equipamentos entregues em todo o Estado
3:47 pm - segunda-feira setembro 25, 2017

Ceir Móvel: quase 20 mil equipamentos entregues em todo o Estado

Edição e postagem: Denison Duarte, em 24-07-2013 22:40 | Última modificação: 25-07-2013 00:43
Educandário Menino Jesus

Durante os últimos anos, o projeto itinerante Ceir Móvel já entregou cerca de 20 mil equipamentos ortopédicos para pessoas com deficiência nos municípios piauienses. Os meios auxiliares de locomoção, tais como próteses, órteses, calçados, muletas e cadeiras de rodas são fabricados na oficina do Centro Integrado de Reabilitação e são entregues de forma gratuita à população.

“Faço questão de estar presente na entrega desses equipamentos ortopédicos, pois são pequenas ações que repercutem na melhoria da qualidade de vida das pessoas. O Piauí é hoje o Estado que mais cresce e quando o assunto é a implantação de políticas públicas para acessibilidade ganhamos destaque nacional. Somos o quinto estado que mais aplica recursos em ações que beneficiam as pessoas com deficiência”, argumenta Wilson Martins.

Com o apoio do Governo do Estado, uma equipe do Ceir segue para vários municípios polos, onde retiraram os moldes para fabricação dos equipamentos ortopédicos. O retorno para entrega dos produtos acontece entre 50 a 60 dias após o primeiro atendimento. Somente no ano passado foram 72 municípios beneficiados, entre eles: Piripiri, Picos, Esperantina, Amarante, Regeneração, Floriano, São João do Piauí, Jaicós, Barras, Castelo do Piauí, Valença do Piauí e Parnaíba.

Após duas cirurgias para tentar reverter os efeitos da artrose, desde então dona Etelvina Maria Leite se utiliza de muletas para se deslocar pelos lugares. “Sem elas (muletas) não consigo mais andar. Hoje eu ganhei as minhas próprias muletas, pois as que eu vinha usando eram emprestadas”, relata. Vítima de um acidente de carro no ano 2000, Francisco das Chagas Oliveira adaptou uma cadeira antiga para conviver com os efeitos da paraplegia. “Ela (a cadeira) foi feita de forma artesanal e não é tão boa e confortável quanto a que eu vou receber”, explica.

Para requerer gratuitamente os produtos ortopédicos, é necessário entregar na Secretaria da Saúde do município os seguintes documentos: solicitação médica, documento de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Todo o atendimento é gratuito para a população e custeado pelo SUS, com o apoio do Governo do Estado.

QUASE 20 MIL EQUIPAMENTOS ENTREGUES EM TODO O PIAUÍ

Fotos: Glenda Uchôa

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE