A Biblia é a Palavra de Deus e só a Igreja católica a interpreta, diz o papa
4:32 am - quarta-feira setembro 20, 2017

A Biblia é a Palavra de Deus e só a Igreja católica a interpreta, diz o papa

Edição e postagem: Denison Duarte, em 07-10-2013 15:09 | Última modificação: 07-10-2013 15:09
Educandário Menino Jesus

O chefe sempre tem razão, e em caso de dúvida aplicar o anterior princípio. Isto diz um conhecido lema sobre os chefes. Algo parecido tem aplicado o papa Francisco em sua explicação sobre a Biblia.

Francisco afirmou primeiro que o centro da fé cristã não é só um livro, a Biblia, "senão uma história de salvação e, sobretudo, uma pessoa, Jesus Cristo" no discurso que dirigiu hoje aos membros da Pontificia Comissão Bíblica, que preside o arcebispo Gerhard Ludwig Müller, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé (ex Santo Oficio), aos que recebeu depois de ter celebrado a assembléia plenária anual, cujo tema foi Inspiração e verdade na Biblia".

Mas a seguir o bispo de Roma referiu-se também à constituição dogmática "Dei Verbum", sobre a revelação divina, adotada pelo Concilio Vaticano II, e precisou que todo o que concerne ao modo de interpretar as Escrituras está submetido em última instância só ao julgamento da Igreja católica, "à que compete o mandato divino e o ministério de conservar e interpretar a palavra de Deus".

Ao mesmo tempo, Francisco sublinhou que neste papel de juiz final na interpretação da Biblia é necessário situar na corrente da grande Tradição católico-romana, a qual, "com a ajuda do Espírito Santo e a guia do Magistério, tem reconhecido os escritos canônicos como Palavra dirigida por Deus a seu povo e não tem cessado nunca do meditar e descobrir sua riqueza inesgotável".

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE