1:18 pm - segunda-feira novembro 20, 2017

Grêmio prepara reformulação total para 2014

Edição e postagem: Denison Duarte, em 28-11-2013 21:26 | Última modificação: 28-11-2013 21:26
Grêmio prepara reformulação total para 2014

Hospital de Olhos

Com um déficit de aproximadamente R$ 90 milhões de e sem ter como gerar receita para 2014, o Grêmio projeta uma reformulação profunda no grupo de jogadores. O objetivo é diminuir em quase 50% a folha de pagamento, que atualmente gira entorno dos R$ 7 milhões.

PUBLICIDADE

Para atingir esta meta, o departamento de futebol terá que ter uma grande criatividade para não perder em qualidade e conseguir manter um grupo competitivo para 2014, ano em que pode disputar a Copa Libertadores da América. Os dirigentes admitem que um ou até dois jogadores terão que ser negociados para tentar manter em dia os gastos atuais do clube.

“Nenhum atleta do grupo do Grêmio é inegociável, basta chegar uma proposta que agrade que a gente senta e conversa. Temos que vender um jogador por ano, mas hoje não temos proposta por ninguém”, disse Marcos Chitolina, diretor de futebol do Grêmio.

Os zagueiros Werley e Bressan e o lateral Alex Telles são atletas que chamam a atenção do futebol do exterior. Bressan tem passaporte comunitário e pode ser negociado com o futebol italiano. “Nós recebemos algumas sondagens e propostas pelo Bressan. Times da Alemanha e Itália demonstraram interesse e eu vou levar as propostas para o Grêmio analizar”, disse Marcelo Lipatin, agente do zagueiro gremista.

Jogadores como o goleiro Dida e o meia Zé Roberto, que estão com o contrato se encerrando no final desta temporada, não deverão permanecer para 2014. O goleiro gremista analisar até mesmo a possibilidade de parar de jogar no final de 2013.

Em relação ao meia Zé Roberto, ele já tem um acerto com a direção gremista: caso o time consiga classificação para a próxima Libertadores, seu contrato renova automaticamente por mais um semestre, mas a direção do Grêmio está disposta a abrir mão desta possibilidade para diminuir a folha de pagamento.

Jogadores como o meia Elano, os atacantes Kleber e Barcos e o volante Souza poderão ser incluídos em negociações envolvendo outros clubes do Brasil. Elano interessa ao Palmeiras e Botafogo. O volante Souza despertou o interesse do Flamengo e São Paulo e o argentino Barcos pode ser reforço do Cruzeiro para a Libertadores de 2014.

“O Elano é de fácil colocação no mercado, um jogador que passou pela Seleção Brasileira e alguns clubes do Brasil já demonstraram interesse nele, mas ainda não fizeram nenhuma proposta concreta”, disse Hélio Neto, um dos agentes que trabalha com o meia.

A comissão técnica também deverá sofrer mudanças. A direção trabalha para renovar com o técnico Renato Gaúcho, mas o valor oferecido pelo Grêmio está longe do que deseja receber o técnico. Embora a direção negue, o Grêmio já estaria buscando a alternativa, que é Gilmar Dal Pozzo, treinador que conduziu a Chapecoense para a elite do futebol brasileiro.

Esta blitz para equilibrar as finanças repete o ano de 1995, quando o Grêmio negociou jogadores como o zagueiro Agnaldo e o volante Pingo e contratou jogadores desacreditados como os atacante Paulo Nunes e Jardel, que no Grêmio viraram protagonistas do time tricolor que ganhou a Libertadores da América, sob o comando do técnico Luis Felipe Scolari. Na época o presidente era Fábio Koff, o mesmo que comanda o tricolor atualmente.