6:58 pm - segunda-feira novembro 20, 2017

Aplicativo do Samu 192 integrado ao Facebook será testado no Carnaval de Salvador

Edição e postagem: Denison Duarte, em 30-01-2014 18:00 | Última modificação: 30-01-2014 18:00
Aplicativo do Samu 192 integrado ao Facebook será testado no Carnaval de Salvador

Hospital de Olhos

Um aplicativo que permite ao usuário acompanhar a solicitação feita ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu 192) será usado, em fase de testes, durante o Carnaval de Salvador e na Copa do Mundo deste ano.

O dispositivo foi lançado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta quinta-feira (30), no evento de tecnologia Campus Party, em São Paulo. A iniciativa promete dar mais agilidade e transparência ao atendimento. O usuário irá visualizar, com auxílio de um mapa, o trajeto percorrido pela ambulância até chegar ao local da ocorrência.

No aplicativo, o cidadão deverá preencher dados cadastrais e informar se possui plano de saúde, se é hipertenso, diabético ou tem alguma alergia. Os dados ficarão disponíveis para a equipe que prestará o socorro e, assim, deverá acelerar a prestação do serviço. Como o aplicativo integrará as redes sociais Facebook e Waze, o usuário poderá escolher familiares ou amigos para serem acionados, automaticamente, em caso de emergência.

O chamado também será registrado na página do perfil. Segundo o ministério da Saúde, o aplicativo usará o sistema e-SUS Samu, disponível gratuitamente aos gestores estaduais e municipais, já em funcionamento na capital baiana, em Curitiba (PR) e Londrina (PR). A partir de março, o sistema começa a ser implementado em outras 76 centrais de regulação de todo o país.