Menu...

22 de Abril de 2018

Prefeito Valdivino fala sobre dívidas deixadas à sua administração: “estamos de cabeça erguida”


Hospital de Olhos

O cenário de atrasos no pagamento dos servidores públicos municipais de São Francisco do Maranhão foi reconhecido pelo prefeito Valdivino Nepomuceno como uma dificuldade de solução necessária.

Ele assegurou ao Somos Notícia que a realidade do município melhorou consideravelmente, o que ele afirma ser a soma dos esforços da sua gestão em suprir falhas cometidas por gestores anteriores.

“Nós recebemos a administração com cinco folhas de pagamento em aberto. Do ano de 2009 achamos novembro, dezembro, 13º e férias em atraso, e de 2010 encontramos o mês de julho”, explicou o gestor.

O prefeito Valdivino citou outros três pontos como elementos de suma importância para a realidade atual do município.

O primeiro ponto foram os quatro anos antes da sua gestão, ocasião em que o município teve três prefeitos em razão de eleições suplementares. “Tivemos Jônatas Almeida – que administrou 1 ano e 1 mês; Maurício Cardoso – cujo governo durou apenas 7 meses; e Francisco Ademar – com pouco mais de 2 anos de gestão. Cada um administrando à sua maneira”, disse ele ao afirmar que nenhum dos 217 municípios maranhenses tiveram três prefeitos em apenas quatro anos.

O segundo foi o ingresso de ações trabalhistas por parte dos servidores contratados cobrando diferenças de salários. “Isso nos gerou uma despesa grandiosa que se estendeu por toda a gestão.”

O terceiro ponto está relacionado à Lei de Responsabilidade Fiscal. “Estamos trabalhando dentro da legalidade cumprindo com nossas obrigações com os nossos servidores.”

O secretário de Administração Toinho Branco, assegurou que há diminuições de recursos oriundos do Governo Federal. “Para se ter uma ideia, em janeiro de 2015 o recurso foi menor que em janeiro de 2014”, disse ele.

Apesar das dificuldades, o atual gestor assegura que está tranquilo. “A gente vem enfrentando a situação de cabeça erguida, sempre com o apoio de aliados, secretários, do ex-gestor Jônatas Almeida e dos franciscoenses.

Para Valdivino, faltou um pouco mais de empenho por parte do gestor que o antecedeu, o que, segundo ele, colaborou para a situação atual. “O governo que nos antecedeu deixou a coisa correr à revelia e não recorreu a nada, e tudo recaiu agora prejudicando a nossa administração.”

A situação de atraso no pagamento dos servidores e outros serviços é uma realidade reconhecida pelo gestor como uma das maiores dificuldades que o município vem enfrentando. Segundo o prefeito, considerando o cenário de dívidas que encontrou no município, muito mudou, “e para melhor”.

“Hoje estamos com dois meses com salários atrasados. Os serviços de transporte de alunos também estão com os pagamentos atrasados. Em relação aos veículos, desde abril de 2015 estão bloqueados os recursos por falta de prestação de contas de governos anteriores”, esclarece.

Valdivino foi vereador pelo município de São Francisco do Maranhão em 2009. Suas ações na Câmara Municipal são consideradas por ele como o fator preponderante para a sua eleição.

“O meu objetivo era fazer um trabalho diferenciado em nosso município, e vejo que consegui, dando um choque de gestão em São Francisco, fazendo um trabalho diferente de todos os outros gestores da história do município”, encerra Valdivino.

Edição e postagem: Denison Duarte

Prefeito Valdivino enfatiza que sua administração faz o melhor, dentro das possibilidades

Prefeito Valdivino

Tags:

Comente aqui

felis vel, nunc nec Lorem mi, id