3:41 pm - sábado novembro 18, 2017

Com salário atrasado, servidores de São Francisco do MA param atividades no hospital por um dia

Edição e postagem: Denison Duarte, em 01-07-2016 16:48 | Última modificação: 26-12-2016 10:03
Hospital de Olhos

Hospital de São Francisco – A falta de entendimentos entre a Prefeitura de São Francisco do Maranhão e os servidores públicos municipais parece não ter fim.

Um dos maiores problemas enfrentados pelo funcionalismo local continua sendo a não regularização da folha de pagamentos e as más condições de trabalho.

Na manhã desta sexta-feira (1º), os servidores do hospital decidiram paralisar suas atividades por atraso no pagamento dos últimos dois meses.

Eles seguiram em caminhada até a prefeitura acompanhados dos representantes do Sindicato dos servidores para conversarem com o prefeito Valdivino Nepomuceno.

O gestor municipal se recusou a receber os servidores que reivindicavam o pagamento de maio e junho, ocasião em que ele determinou também a retirada da imprensa da sua sala, que acompanhava os servidores em manifestação.

O secretário municipal de Saúde, Thiago Nogueira, recebeu os funcionários e afirmou que o pagamento de maio estará nas contas dos servidores do hospital até a manhã deste sábado (2).

O hospital de São Francisco do Maranhão é municipalizado e, de acordo com o secretário o recurso para o pagamento dos servidores é oriundo do Fundo de Participação do Município (FPM).

“Esta precariedade não é um privilégio só de São Francisco. Esta situação está posta em todo o território nacional”, disse o secretário.

Em relação à impossibilidade de pagamento do mês de junho até o dia 10 de julho, Thiago Nogueira afirma que vai conversar com o prefeito para parcelar o pagamento.

“Se a gente não conseguir pagar até o dia 10 de julho, vamos passar pelo mesmo calvário, parcelando junho para pagar até o final de julho se a categoria aceitar.”

Dificuldades que afetam o hospital de São Francisco

Quanto às dificuldades do município, ele diz que “está havendo uma redução considerável nos recursos do FPM mês a mês, o que reflete na qualidade dos serviços e na qualidade de vida das pessoas.”

Thiago Nogueira, diz ainda que não vislumbra melhoras na saúde do município.

“Eu não vislumbro nenhuma melhora. Eu tenho a fotografia aérea da Saúde de São Francisco, e sei quais os pontos mais vulneráveis, e que carecem de mais atenção. Porém, todas as ações precisam de recursos e esses recursos não acontecem”, completou o secretário.

Para o presidente do Sindicato dos Servidores do Município, Odair Soares, as definições acerca do pagamento precisam ser melhoradas. “Esse resultado ainda não é positivo porque só uma parte dos servidores será paga.”

Ele diz ainda que “a grande demanda dos servidores da Saúde vai ficar sem receber o pagamento de maio, e isso não nos deixa satisfeitos. Quem recebe salário apenas da prefeitura já está em dificuldades.”

“A nossa preocupação é muito maior quando o secretário diz que não vislumbra nenhuma melhora em relação ao pagamento dos servidores e às condições de trabalho”, completa o presidente.

Para o secretário geral do Sindicato dos Servidores, Wellington da Silva Pacheco, é necessário mais comunicação por parte dos órgãos competentes do município com os servidores.

“A nossa preocupação enquanto sindicalistas é o diálogo para que tudo se encaminhe para o lado certo que é: pagar em dia e dar condições para que o servidor produza mais e melhor.”

Segundo Wellington, o apoio aos servidores é prioridade. “Nós, como sindicalistas, temos como meta apoiar os servidores nas suas necessidades”, disse ele ao atribuir a paralisação desta sexta-feira à falta de comunicação dos órgãos competentes.

As condições de trabalho no hospital de São Francisco

Em relação às condições de trabalho no hospital, o Somos Notícia constatou que os servidores estão lidando diariamente com equipamentos quebrados como ventiladores, ar-condicionados e centro cirúrgico desativado, além de os funcionários e pacientes terem que conviver com a falta d’água.

“Estamos há oito dias sem água na caixa do hospital. Para lavar as mãos e alguns materiais, a gente busca água no postinho da dona Alzira”, disse a técnica em Enfermagem, Elisa.

Informações repassadas ao site apontam que, para os plantonistas do hospital, há apenas uma refeição durante todo o período de atividade. “A gente tem que fazer vaquinhas entre os funcionários para não ficar com fome”, reforça.

A paralisação aconteceu apenas nesta sexta-feira em razão da promessa de pagamento. “Na minha visão, já que o secretário falou que o pagamento sai até amanhã, precisamos depositar essa confiança e saber aguardar”, disse Elisa.

“A nossa manifestação valeu a pena porque tivemos a esperança do nosso dinheiro estar na nossa conta amanhã. O prefeito Valdivino nos maltratou, nos expulsou da sua sala. Eu fiquei muito triste com essa situação”, disse  a técnica em Enfermagem Maria da Paz.

A técnica assegura que a manifestação pode se prolongar por mais tempo. “Depois de tudo isso, se o dinheiro não for depositado nas contas, nós vamos continuar com a manifestação.”

“Já que ele diz que a gente tem até cinco ou dez dias para receber o salário do mês de junho, nós vamos aguardar”, disse a técnica em Enfermagem Da Guia.

Edição, postagem e fotos: Denison Duarte

Servidores do hospital de São Francisco do Maranhão

hospital de são francisco DSCF2990 hospital de são francisco DSCF2989 hospital de são francisco DSCF2988 hospital de são francisco DSCF2987   hospital de são francisco DSCF2984 hospital de são francisco DSCF2983 hospital de são francisco DSCF2982 hospital de são francisco DSCF2981  hospital de são francisco DSCF2979

Equipamentos do hospital de São Francisco hospital de são francisco DSCF2978 hospital de são francisco DSCF2977 hospital de são francisco DSCF2976 hospital de são francisco DSCF2975 hospital de são francisco DSCF2974 hospital de são francisco DSCF2973 hospital de são francisco DSCF2972 hospital de são francisco DSCF2971 hospital de são francisco DSCF2970 hospital de são francisco DSCF2969 hospital de são francisco DSCF2968 hospital de são francisco DSCF2967 hospital de são francisco DSCF2966 hospital de são francisco DSCF2965 hospital de são francisco DSCF2964 hospital de são francisco DSCF2963 hospital de são francisco DSCF2962