Menu...

17 de dezembro de 2017

Alunos de São Francisco do Maranhão debatem em mesa redonda a degradação do Meio Ambiente


Hospital de Olhos

O Centro de Ensino Estado de São Paulo, em São Francisco do Maranhão, reuniu 150 alunos do Ensino Médio na Câmara de Vereadores na tarde desta quinta-feira (28) para, juntos, debaterem sobre a degradação do Meio Ambiente.

A discussão aconteceu sob forma de mesa redonda com a participação de professores, a exemplo da coordenadora – Telma Alves, do mediador Fábio Cruz, do diretor do Centro – Odair Miranda, e também dos educadores Jocélio Aquino, Rudifran Ferreira, Jaerson Allan e Wilsilene.

O questionamento que norteou o debate girou em torno da percepção de crianças e adultos acerca dos problemas que afetam o Meio Ambiente.

O evento foi aberto pelo apresentador Exequias, que considera necessária uma medida urgente que vise amenizar a degradação do meio ambiente. “O futuro está incerto ou, no mínimo, sem qualidade”, disse ele ao falar em conscientização ambiental para a “criação do senso crítico quanto aos prejuízos sofridos pelo Meio Ambiente devido à exploração sem cuidados por parte dos seres humanos.

A coordenadora do projeto, Telma Alves, assegura que um dos propósitos com a idealização do projeto é a expansão das discussões no ambiente escolar. “A gente sempre faz com que eles (os alunos) sejam protagonistas desse tipo de atividade. Queremos também que outros educadores possam debater esse tipo de assunto com seus alunos. Esse foi um dos objetivos do projeto. Nós já percebemos a preocupação que os alunos têm em relação ao meio ambiente.”

O professor Fábio Cruz defendeu a criação da Mesa Redonda como algo essencial que possibilita, com facilidade, a retransmissão do conteúdo proposto.

“A partir do momento que se utiliza de uma mesa de debate verificamos que o aluno não só adquire conhecimento como a capacidade de repassar para outras pessoas se tornando assim não somente um membro passivo do processo de aprendizagem, mas um membro ativo completo repassando e transmitindo e, ao mesmo tempo, mudando de comportamento”, disse ele.

O público, composto unicamente por alunos, participou das discussões de modo interativo, abordando situações da realidade local e mundial.

Degradação do Meio Ambiente | Alunos participam de modo interativo (Fotos: Denison Duarte)


Tags:

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE