6:32 am - sábado novembro 18, 2017

Sessenta produtores participam de capacitação sobre criação de caprinos em São Francisco do MA

Edição e postagem: Denison Duarte, em 27-07-2017 13:39 | Última modificação: 27-07-2017 16:14
Hospital de Olhos

Aproximadamente 60 pessoas da comunidade Sítio, zona rural de São Francisco do Maranhão, receberam uma capacitação sobre criação de caprinos e ovinos nesta quarta-feira (26).

A iniciativa é da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, que possibilitou questionamentos diversos sobre o manejo, cuidados com a saúde animal e índice de produção e consumo da carne no Brasil.

Por parte do governo do estado, as iniciativas visam a melhoria do aumento da produção da carne de caprino e ovinos através das capacitações no interior do Estado e nas zonas rurais dos municípios maranhenses.

“Esses encontros possibilitam que os participantes adquiram técnicas de criação dos animais com aplicação correta de tecnologia, pois eles ainda realizam a criação dos animais de modo empírico”, disse a veterinária da Agerp, Maria Luíza.

O secretário municipal de Agricultura, Leôncio Bezerra, participou do evento e avaliou como positiva a iniciativa da prefeitura e do Governo do Maranhão. “Essa preocupação do governo do estado com a produção com qualidade é também do nosso município. Essa parceria com o governo do Maranhão fortalece o nosso desenvolvimento. Pretendemos ampliar a produção desses animais em São Francisco do Maranhão, mas essa produção tem que acontecer de forma adequada para resultar na obtenção da carne de qualidade”, disse ele.

O prefeito Adelbarto Santos, ratifica as considerações do secretário Leôncio Bezerra e diz ainda que “São Francisco do Maranhão vai ter o olhar da gestão voltado à caprinocultura e ovinocultura como uma fonte alternativa de renda”. Segundo ele, “a criação de animais será um dos pontos de evolução da economia do município, que terá o apoio do governador Flávio Dino”.

Participaram do evento o técnico agrícola, Henrique Sampaio; a assistente social, Maíse Roque; o engenheiro agrônomo, Ivo Marques; o gestor da Agerp, Edinaldo Quirino; o servidor municipal, Luís Reis; a veterinária, Dra. Maria Luíza; o técnico do Mais IDH, Luís Delmir; a supervisora técnica, Sílvia Barbosa; o técnico do IDH, Franklin Denilson; dentre outros.

A finalização da capacitação aconteceu com um momento dedicado à culinária, quando os participantes aprenderam a preparar um dos pratos típicos do Maranhão, a buchada de bode.

Capacitação sobre criação de caprinos e ovinos | Fotos: Vando Clepi