9:21 pm - sábado outubro 21, 2017

Cozinha Comunitária de São Francisco do MA vai movimentar economia local, diz Adelbarto Santos

Edição e postagem: Denison Duarte, em 27-08-2017 17:45 | Última modificação: 30-08-2017 01:24
Cozinha Comunitária de São Francisco do MA vai movimentar economia local, diz Adelbarto Santos

Foto: Denison Duarte

Hospital de Olhos

A Prefeitura de São Francisco do Maranhão, por meio da Secretaria de Assistência Social, vai implantar a Cozinha Comunitária, que traz como finalidade dar maior segurança alimentar e nutricional à população do município. A qualificação dos profissionais acontece em outubro.

De acordo com o prefeito Adelbarto Santos, a obra, realizada em parceria com o Governo do Estado, está com mais de 50% concluída. A iniciativa é parte do Plano de Ações ‘Mais IDH’, do Governo do Maranhão destinado às famílias de baixa renda em todo o estado.

O projeto, que também está sendo executado em outros municípios maranhenses, é voltado àqueles com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), a exemplo de São Francisco do Maranhão.

Os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2015 evidenciam São Francisco como tendo o mais baixo IDHM do Leste Maranhense. A faixa do índice, considerada baixa pelo instituto, varia entre 0,500 e 0,599. De acordo com o último censo, o IDHM de São Francisco do Maranhão é 0,528.

O município ficou atrás de Barão de Grajaú (0,592), São João dos Patos (0,615), Colinas (0,596), Jatobá (0,561), Lagoa do Mato (0,566), Mirador (0,545), Nova Iorque (0,584), Paraibano (0,580), Passagem Franca (0,532), Pastos Bons (0,610), Sucupira do Norte (0,579) e Sucupira do Riachão (0,568).

A secretária de Assistência Social, Helaine Wiselle, disse ao SOMOS NOTÍCIA que “mudar esses números é um fator importante, missão que se tornou o principal objetivo da gestão”.

Reconhecendo a necessidade de mudanças em todas as áreas, a exemplo da Saúde, Educação e Agricultura na melhoria do IDHM, ela assegura que o desejo de um cenário melhor é muito forte.

“Esse cenário de desnutrição precisa mudar. As ações, a exemplo da Cozinha Comunitária, são o início da reversão do quadro do IDHM. Algumas crianças do nosso município às vezes vão para o colégio ainda sem ter como se alimentar. Sabemos que muito precisa ser feito, mas estamos ansiosos pela inauguração e funcionamento da Cozinha Comunitária.”, disse a secretária.

O prefeito Adelbarto Santos afirmou na sessão extraordinária da Câmara de Vereadores este final de semana que “a Cozinha Comunitária está com a obra bem adiantada com mais de 50% concluída. Ele garante que “em outubro vai ter início a qualificação do pessoal do município com profissionais de São Luís”.

O objetivo do gestor com a criação da Cozinha Comunitária é contemplar a população da zona rural do município. Segundo ele, os alimentos vão ser preparados na sua totalidade com produtos 100% locais, melhorando a fonte de renda dos produtores franciscoenses e movimentando a economia local. “O intuito de fazer o dinheiro chegar às pessoas”, encerrou o gestor.”

Cozinha Comunitária terá alimentação preparada com produtos locais | Foto: Denison Duarte

Cozinha comunitária I Feira da Agricultura Familiar de São Francisco do Maranhão

Foto: Denison Duarte