11:43 am - sábado novembro 18, 2017

Adelbarto e Governo do MA vão construir 100 casas em quatro comunidades de São Francisco

Edição e postagem: Denison Duarte, em 12-12-2016 21:36 | Última modificação: 26-12-2016 09:49
Hospital de Olhos

Cem casas – Representantes da Secretaria Estadual das Cidades estiveram em reunião com o prefeito eleito de São Francisco do Maranhão, Adelbarto Santos, na Câmara de Vereadores na tarde desta segunda-feira (12).

Juntos, apresentaram o projeto de construção de cem casas em comunidades franciscoenses, através do Programa de Habitação Rural, implantado no Maranhão pelo governador do Estado, Flávio Dino.

De acordo com Adelbarto Santos, nesse primeiro momento do programa, as cem famílias que vão ser contempladas são das comunidades Tapera, Caraíbas do Norte, Mimoso e Várzea Comprida.

Segundo os representantes da Secretaria das Cidades, as famílias têm que morar em casas de taipa ou adobe e serem cobertas de palha.

“Cada família não pode ter renda mensal que ultrapasse 2 salários mínimos. Nós vamos priorizar famílias com idosos, deficientes ou com muitos filhos. As casas de taipa vão ser demolidas para a construção das novas com tijolo e cobertas de telhas”, afirmou Ana Cláudia – da Secretaria.

O programa já está na sua fase inicial no município, mas a construção somente vai começar nos primeiros meses de 2017. “Vamos fazer o levantamento das famílias, uma pré-inscrição de todas, fazer fotos do imóvel atual e traçar as coordenadas  geográficas das casas, além de preparar toda a documentação. A análise, até janeiro deve estar pronta. Para a construção, vai ser feita uma licitação. A previsão de início da construção é no início de 2017”, explicou Ana Cláudia ao Somos Notícia.

Adelbarto Santos afirmou em entrevista concedida ao site que há localidades no município que não têm água encanada, energia elétrica, e que ainda são cobertas com casas de taipa e em regiões quase inacessíveis.

“Há localidades sem água, energia e com todas as casa cobertas de palha e sem acesso. Abrir estradas é um dos nossos objetivos para que chege até essas famílias Saúde, Educação e demais programas que vamos trazer para São Francisco do Maranhão“, disse.

Sobre a execução do programa que vai construir as cem casas no município, o prefeito eleito relembrou que essa era uma das suas propostas de governo apresentadas durante a campanha.

“A gente quer fazer com que as portas se abram para que possamos levar melhorias à nossa população. Essa conquista vem coroar o programa de campanha que a gente fazia. Nós ficamos felizes porque esse é um projeto muito bom, e que vai deixar São Francisco muito melhor por dar condições mais dignas de vida a cem famílias carentes da nossa cidade”, encerra.

O governo do Maranhão vai entregar até março do próximo ano, 1500 casas em 15 dos 30 municípios que vão integrar o programa em todo o estado.

Participaram também do encontro com o prefeito eleito na Câmara de Vereadores, o engenheiro civil – Audivan, os representantes da equipe social da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Walber Amorim e Rabelo

Discussão de apresentação do projeto de cem casas aos franciscoenses