11:03 pm - segunda-feira novembro 20, 2017

Interpi entrega 44 títulos de terras a assentados de Amarante em assembleia do STR nesta sexta

Edição e postagem: Denison Duarte, em 23-12-2016 18:03 | Última modificação: 26-12-2016 11:16
Hospital de Olhos

Nesta sexta-feira (23), a diretora do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Regina Lourdes, entregou 44 títulos de terras a assentados de Amarante. Os títulos foram destinados a moradores das comunidades  Flor de Maio, Santa Helena e Ponta da Várzea.

Os documentos foram entregues em mãos durante a Assembleia Geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).

De acordo com o representante da Secretaria Agrária da Federação dos Trabalhadores em Agricultura (Fetag), Devaldo Araújo, a nova diretoria do STR possibilitou a realização do sonho de muitos assentados do município.

“Graças à luta da gestão dessa nova diretoria do STR de Amarante essa conquista está sendo possível. O governo tem assumido esse papel de entregar quase mil títulos em todo o estado”, disse ele.

Devaldo assegura ainda que o título traz um papel importante à cidadania. “É o que permite que o assentado diga o imóvel é seu, além de poder fazer financiamento ou requerer qualquer benefício sem precisar buscar outro documento que o aponte como proprietário da terra. É por isso que é importante essa aproximação do Sindicato com os assentados.”

A diretora do Interpi reforça ainda a importância dos títulos aos assentados. “A importância é a maior possível porque é um documento que o assentado consegue. Isso é muito significante porque ele pode dizer: a terra é minha e ninguém me tira mais daqui! Isso vai também facilitar a vida de cada um porque o próprio documento pode servir ao banco como garantia”.

“O governador tem dado todo o apoio para a realização deste trabalho que requer muito esforço dos nosso técnicos. Wellington Dias não tem deixado faltar recursos para possibilitar essa conquista aos assentados”, reforçou.

A presidente do STR, Luíza Neta, reconhece o papel dos membros da entidade na busca pela conquista, sem deixar de reconhecer a importância da parceria com o Interpi e a Fetag.

“Lutamos muito para esta conquista. Essa foi mais uma ação da nossa entidade. Nós tivemos a colaboração do Interpi e também da Fetag, e isso foi importante. Desde o início da nossa gestão, nós estamos indo atrás dos assentados que estavam esquecidos”, encerrou.

O ato da entrega foi acompanhado pela esposa do prefeito eleito de Amarante, Ana Tércia. Participaram também o presidente do STR de Angical do Piauí, Osvaldo Moura.

Interpi, Fetag, STR e assentados durante entrega de títulos em Amarante

(Fotos: Leomar Duarte, Sonária Costa e Denison Duarte)