11:03 am - quarta-feira novembro 22, 2017

Consumo de álcool: Prefeitura faz em Amarante seminário sobre ‘lazer com responsabilidade’

Edição e postagem: Denison Duarte, em 10-11-2017 19:49 | Última modificação: 11-11-2017 11:45
Consumo de álcool: Prefeitura faz em Amarante seminário sobre ‘lazer com responsabilidade’

Foto: Denison Duarte

Hospital de Olhos

A Prefeitura Municipal de Amarante, em parceria com a Fundação Milton Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o seminário ‘Bebida – Lazer com responsabilidade’. O evento, que contou com a presença de centenas de pessoas incluindo profissionais de saúde, trouxe como objetivo a redução de riscos pessoais e sociais provocados pelo consumo abusivo de álcool.

A programação iniciou às 8h30 com abertura feita pelo prefeito Diego Teixeira, seguido da secretária de Saúde Antonia Carvalho. O público presente foi dividido em dois grandes grupos, que ocuparam a Câmara de Vereadores e o Salão Paroquial de Amarante para palestras e dinâmicas de grupo.

“Por mais que se divulgue sobre os problemas provocados pela bebida, todos nós já sabemos quantos amigos já perdemos”, disse o prefeito ao enaltecer os idealizadores do evento. “Quero falar da felicidade desta parceria que nos permite eventos e palestras como esta. Em Amarante, várias pessoas já tiveram suas vidas ceifadas, enquanto outras tiveram sequelas. A gente quer, na verdade, que esses profissionais presentes aproveitem bem essa discussão para que sejamos todos multiplicadores dessas ações”, completou o gestor na abertura.

O seminário teve três painéis de discussão com palestras temáticas: Painel 1 – Álcool, características da substância, usos e efeitos pessoais e sociais; Painel 2 – Prevenção de riscos e danos associados ao uso de álcool; e Painel 3 – A sociedade e o uso de álcool. As palestrantes do evento foram Vera da Ros e Maria Cecília Fallani.

O público-alvo foram profissionais da Saúde, Educação, Assistência Social e integrantes de Conselhos Tutelares, associações, representantes de setores de transportes, comunicadores, lideranças religiosas e comunitárias. O padre Francisco Ronaldo participou do evento no Salão Paroquial.

Consumo de álcool | dados da OMS

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo de álcool per capita no Brasil aumentou 45% em dez anos, já superando a média internacional. Em 2006, cada brasileiro, a partir dos 15 anos, bebia o equivalente a 6,2 litros de álcool puro por ano. Em 2016, essa taxa alcançou quase nove litros. Ainda segundo a OMS, em todo o mundo, mais de três milhões de pessoas morrem no trânsito por consequência de bebida alcoólica, violência ou abuso de consumo.

Em Amarante, segundo dados da Secretaria de Saúde, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu somente este ano, 324 ocorrências até o mês de setembro. Desse total, 70 foram de acidentes automobilísticos com 12 mortes.

“Em nossa cidade se conhece pessoas que estão acamadas, em cadeiras de rodas por conta desses acidentes. O nosso objetivo é dar continuidade a essas ações de prevenção integradas a todas as secretarias do município”, encerra a secretária Antonia Carvalho.

No início do ano, a fundação Milton Campos, numa ação conjunta com a Prefeitura de Amarante, realizou o seminário ‘Drogas, por quê? Desafios para a Educação’, evento articulado pelo deputado estadual Júlio Arcoverde e pela deputada federal Iracema Portela.

Somente no Piauí já foram realizados 31 seminários sobre drogas, capacitando como multiplicadores mais de 9 mil profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social.

Centenas de pessoas participaram do seminário

 

 

 

 

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE