10:17 am - domingo novembro 19, 2017

Amarante se despede da fonoaudióloga Roseane Brandão durante enterro realizado nesta terça

Edição e postagem: Denison Duarte, em 03-01-2017 15:38 | Última modificação: 04-01-2017 21:54
Hospital de Olhos

Amarantinos e regenerenses participaram com tristeza, na manhã desta terça-feira (3), do sepultamento da fonoaudióloga Roseane Brandão e Silva, 35, no cemitério do bairro São Vicente, em Regeneração.

Rosinha, como era conhecida carinhosamente em Amarante, teve câncer de mama, e somente descobriu quando a doença já estava avançada, em 2014.

Pouco antes de morrer, ela pediu à família que todos cuidassem dos seus dois filhos Emanuela Vitória – 1 ano e 9 meses, e João Vitor – de 6 anos. Roseane era casada com o amarantino Cláudio Dutra.

Ao longo dos dois anos que esteve acometida pela doença, Rosinha recebeu os cuidados da mãe Maria da Cruz Brandão e do pai Artur Pereira. Com Rosinha, esteve recentemente o irmão Ronildo Brandão, ex-candidato a vice-prefeito em Amarante nas eleições de outubro de 2016.

Quando descoberto em 2014, o câncer já havia se espalhado a outras partes do corpo, além do lugar da sua origem, o que a ciência chama de “Metástase”.

“Depois da gravidez, Rosinha começou a sentir muita falta de ar, foi quando descobriu que estava com a doença em estágio avançado”, afirmou o irmão Ronaldo Brandão.

A morte de Rosinha aconteceu no dia 31 de dezembro ao meio-dia, em São Paulo, onde passou a morar após a formatura em Fonodiauologia, e onde também fez o tratamento na tentativa de combater a doença.

O corpo da amarantina chegou a Teresina por volta das 15h30 desta segunda-feira (2). Amigos de Rosinha foram se despedir da amarantina. Eles foram dar o último adeus a ela na Pax União das 16h às 17h.

O velório em Amarante aconteceu a partir das 20h ainda nesta segunda-feira. O corpo foi sepultado no cemitério do bairro São Vicente, em Regeneração, na manhã de hoje, terça-feira (3) com a presença de amarantinos e regenerenses.

O prefeito de Amarante, Diego Teixeira, participou do velório e do sepultamento, prestando suas condolências e homenagens à família. O vice-prefeito Mateus Vilarinho foi também dar o último adeus à amarantina.

“A Rosinha nos deixou o ensinamento da vida, de que a gente nunca pode desistir. Ela nos pediu para criarmos os seus filhos. Ela nos pediu que não ficássemos tristes”, completou Ronaldo Brandão.

Foram também dar apoio à família o ex-prefeito de Amarante, Dr. Agenor Lira, os vereadores Rogério Macêdo e Cleiton Moura, o advogado Clístenes Moura e o sogro do prefeito, Deusdeth Carvalho.

Roseane Brandão e Silva deixou quatro irmãos: Ronaldo Brandão, Ronildo Brandão, Rondinelly Brandão e Marinalva Sousa. Esta última, adotiva.

Outras homenagens foram feitas a Rosinha nas redes sociais. Amigos deixaram comentários de apoio à família, a exemplo da professora Isabel Carvalho, que publicou o seguinte texto:

Nos (quase) dois últimos anos, as duas frases que mais ouvi da minha amiga Maria Da Cruz Brandão Da Silvar Brandão, Cruz do Artur, foram “Deus no comando” e “É vida que segue”. Alimentada pela fé em Deus, aquela mãe suportou as dores físicas e a maior de todas as dores _ a da alma, do coração_ diante do sofrimento da filha. Contou com a benevolência de muitas criaturas divinas, mas foi ela quem acompanhou, sem direito a pensar em si própria, cada minuto de uma luta pela vida, que a Deus, somente a Deus coube a decisão de interromper. Agora, já “que é vida que segue”, amiga, nos resta rogar a Ele que lhe permita continuar tendo forças para cuidar dos descendentes da Rosinha. E Ele vai lhe fortalecer para isso. Não foi em vão que sua vida foi poupada da febre reumática na infância, do acidente de 2002 e de tantos outros incidentes, havia muitas tarefas a cumprir. Não foi por acaso que Deus lhe deu três outros filhos Dida, o escolhido para companheiro da hora decisiva para a partida da Roseane Brandao, Ronaldinho e Rondenelly Ronildo Brandão Ronaldo Brandão Brandão Cleide X Rondenelly Melo .

Roseane Brandão com os filhos

Roseane  com os pais

Roseane com o esposo Cláudio Dutra e os filhos