7:57 am - terça-feira novembro 21, 2017

PAC3: Amarante vai ser beneficiada com projeto “Artérias do Parnaíba”

Edição e postagem: Denison Duarte, em 06-03-2014 22:29 | Última modificação: 06-03-2014 23:47
PAC3: Amarante vai ser beneficiada com projeto “Artérias do Parnaíba”

Hospital de Olhos

>>Curta a fanpage do Somos Notícia no Facebook clicando aqui

A proposta já havia sido encaminhada à presidência da Codevasf no ano passado e aguardava avaliação técnica do órgão

 Da mesma forma que o rio São Francisco é utilizado para fazer irrigação, podemos usar o rio Parnaíba. O projeto é excelente”, afirmou o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, a respeito do projeto “Artérias do Parnaíba”, apresentado pelo deputado federal Jesus Rodrigues (PT).

A proposta já havia sido encaminhada à presidência da Codevasf no ano passado e aguardava avaliação técnica do órgão. A ideia consiste em canalizar água do rio Parnaíba para abastecer dezenas de municípios piauienses, priorizando o semiárido, por meio de adutoras construídas às margens de rodovias, o que exclui a necessidade de desapropriação de terras.

jesus-rodrigues-e-elmo-vaz4141Durante reunião realizada na última semana em Brasília, ficou acordado que o deputado, com o apoio da Codevasf, pleiteará recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 3 para a construção de duas adutoras, uma partindo de Amarante para beneficiar 25 municípios; e uma segunda adutora, na região de Santa Filomena, para atender 13 municípios. As demais adutoras previstas no “Artérias do Parnaíba” deverão ser contempladas pela execução do Eixo Oeste do Projeto de Integração da Bacia do São Francisco.

Na ocasião, o deputado Jesus Rodrigues esteve acompanhado do prefeito de Caracol, Nilsão, e do superintendente regional da Codevasf no Piauí, Valdiney Amorim, que foi quem elaborou o projeto voluntariamente, a pedido do parlamentar. O estudo inclui o perfil longitudinal, o dimensionamento da vazão e a planilha de custo de cada adutora, mas ainda é necessário um levantamento planialtimétrico detalhado.

“O mais importante nessa proposta é que levaremos água do rio Parnaíba de um determinado ponto para outro dentro da mesma bacia, quer dizer, a água voltará para o mesmo rio Parnaíba em um local mais abaixo”, explica Jesus Rodrigues.

A iniciativa também conta com o apoio de ambientalistas da Comissão Pró-Comitê da Bacia do Parnaíba. “Com as intensas mudanças climáticas, existe uma pressão cada vez maior pelos recursos naturais. O deputado está certo quando defende a utilização da nossa própria bacia”, salientou o secretário da entidade, Avelar Damasceno Amorim.

Fonte: WebPiauí