9:23 pm - sábado outubro 21, 2017

Ministério inclui município de Amarante no novo Mapa do Turismo Brasileiro, segundo portaria 197

Edição e postagem: Denison Duarte, em 04-10-2017 22:02 | Última modificação: 05-10-2017 08:51
Ministério inclui município de Amarante no novo Mapa do Turismo Brasileiro, segundo portaria 197

Fotos: Denison Duarte

Hospital de Olhos

O município de Amarante foi incluído no novo Mapa do Turismo Brasileiro. A portaria 197 que regulamenta a inclusão do novos municípios foi publicada no dia 15 de setembro no Diário Oficial da União.

A informação foi repassada ao prefeito de Amarante, Diego Teixeira, na última semana pelo secretário do Turismo do Estado do Piauí, Flávio Rodrigues Nogueira.

A continuidade do processo de regionalização do turismo no Piauí, evento idealizado pela Secretaria do Turismo do Estado, conta com a participação do secretário de Cultura de Amarante, Ronaldo Brandão. O evento, iniciado no último dia 2 de setembro, acontece no Cine Teatro, em Oeiras e será concluído nesta quinta-feira (5)

“Em Oeiras, assinamos o termo de adesão ao turismo do estado e do Brasil, podendo, a partir de agora, fazer convênios com a Secretaria do Turismo do Estado como também com o Ministério do Turismo”, disse Ronaldo.

O novo Mapa do Turismo Brasileiro, anunciado pelo Ministério do Turismo, está composto de 3.285 municípios em 328 regiões turísticas, sendo 77 municípios no Piauí, incluindo Amarante.

Segundo o Ministério, os municípios escolhidos para o novo Mapa adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento possibilitando orientações e definições de políticas públicas para o setor.

A portaria nº 197, que aprova o novo Mapa com os 77 municípios do Piauí traz o seguinte teor no Art. 1º:

“Fica definido o Mapa do Turismo Brasileiro 2017, com 3.285 municípios que compõem 328 regiões turísticas, na forma do Anexo disponibilizado no sítio www.mapa.turismo.gov.br, como instrumento de orientação para atuação do Sistema Nacional de Turismo, nos termos do art. 9º da Lei nº 11.771, de 17 de Setembro de 2008 e do art. 6º do Decreto nº 7.381, de 2 de dezembro de 2010”

A região Sudeste do Brasil é a que possui o maior número de municípios 1.138 e, consequentemente, o maior número de regiões turísticas, 121.

Em seguida vem o Nordeste brasileiro com 84 regiões e 758 municípios; o Sul possui 53 regiões e 905 municípios; o Centro-Oeste tem 36 regiões e 225 municípios e, por fim, o Norte do Brasil com 34 regiões e 259 municípios.

“Essa é a confirmação das riquezas cultural e turística que temos. É, sem dúvida, um avanço para o desenvolvimento do nosso município. Não podemos perder as oportunidades de crescimento e inovação turística que vão chegar agora para nós por meio dessa conquista. Estar nesse roteiro era um sonho nosso e agora se tornou uma realidade para o povo de Amarante”, disse o prefeito Diego Teixeira.

Novo Mapa do Turismo Brasileiro | Potencial turístico de Amarante em evidência

novo Mapa do Turismo Brasileiro amarante piauí

Fotos: Denison Duarte

  • Denison Duarte

    Uma conquista excepcional para o nosso município.