11:37 am - terça-feira novembro 21, 2017

Ceapi realiza lançamento do ‘Dia C’ em Amarante com apoio do Sescoop, entidades e pais de alunos

Edição e postagem: Denison Duarte, em 14-04-2016 21:27 | Última modificação: 15-04-2016 09:07
Hospital de Olhos

Lançamento do Dia C – Com o objetivo de promover ações que constroem e transformam vidas, o “Dia C” teve o seu lançamento oficializado pela Cooperativa Educacional de Amarante (Ceapi) nesta sexta-feira (14).

Trata-se de um programa criado em 2009 voltado a iniciativas sociais, ambientais e/ou econômicas de execução de valores e de princípios cooperativistas por meio do voluntariado em prol da comunidade.

O projeto educacional da entidade contou com a participação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Piauí (Sescoop) como apoiadora da Ceapi, e envolveu pais de alunos, profissionais da Educação do município, além de representantes de entidades congêneres do município. A culminância do projeto, segundo a entidade, está prevista para o dia da Consciência Negra, em novembro.

O secretário de Assistência Social, Josineide Amorim, foi convidado e, segundo a Ceapi, também atuou como colaborador para a realização do evento, assim como, o Polivalente de Ensino Médio, o colégio Luís Mendes – do bairro Areias e também a Escola de Jovens e Adultos (EJA).

O projeto educacional desenvolvido pela Ceapi, segundo o coordenador Tuquinha, visa em 2016 contemplar também comunidades carentes com capacitações e cursos como o de Reciclagem, objetivando incentivar moradores ao empreendedorismo.

Dentre as comunidades que serão beneficiadas em 2016 Tuquinha cita o Quilombo Mimbó e o bairro Alto Alegre que, dentre outros, receberão cursos e capacitações com entrega de certificados para os participantes, além de kits alusivos às atividades.

Durante a comemoração do lançamento do programa nesta sexta-feira, alunos da Ceapi, pais, convidados e parceiros receberam Kits bucais e brindes alusivos ao programa “Dia C”.

A abertura aconteceu por volta das 8h. Os alunos e convidados foram recebidos com um café da manhã, seguido de uma palestra sobre higiene e saúde, ministrada pelo cirurgião dentista, Samuel Lucas, oportunidade em que alunos e pais tiraram dúvidas sobre o tema.

“Nós resolvemos trazer essa palestra como uma ação do Dia C, trazendo a ideia de contemplar os alunos e todos os pais”, completou Tuquinha.

“O projeto deixa também uma semente nas comunidades que precisam de uma atenção maior. É uma socialização, uma ideia transformadora com ações e visões do empreendedorismo, com palestras de conscientização, cursos e capacitações para as comunidades mais carentes”, disse o coordenador pedagógico ao Somos Notícia, ao afirmar que os alunos vão continuar o projeto com a produção de material para a Feira de Ciências, que vai acontecer no próximo dia 20, quarta-feira.

Outros projetos desenvolvidos pela Cooperativa desde 2014 levaram à comunidade amarantina ações socializadoras e educacionais.

“Em 2014 fizemos plantio de árvores no bairro Novo Amarante; em 2015, trabalhamos a conscientização no trânsito com panfletagem; em 2016, resolvemos focar em saúde e higiene, tema que será contínuo na programação escolar”, encerra.

Criado há 7 anos significando “Dia de Cooperar”, o Dia C está presente em cooperativas de todo o Brasil, passando a ser celebrado no Dia Internacional do Cooperativismo somente a partir de 2015.

Edição e postagem: Denison Duarte
Fotos: Welton Naat da Silva Mesquita (professor de Ciências)

Fotos do lançamento do Dia C, em Amarante

Dia C Ceapi foto1

Dia C Ceapi foto2

Dia C Ceapi foto3

Dia C Ceapi foto4

Dia C Ceapi foto5

Dia C Ceapi foto6

Dia C Ceapi foto7

Dia C Ceapi foto8

Dia C Ceapi foto9

Dia C Ceapi foto10

Dia C Ceapi foto11

Dia C Ceapi foto12

Dia C Ceapi foto13

Dia C Ceapi foto14

Dia C Ceapi foto15

Dia C Ceapi foto16

Dia C Ceapi foto17

Dia C Ceapi foto18