2:19 am - terça-feira novembro 21, 2017

Mais de 40 alunos recebem certificados de cursos do Projeto Formação Solidária em Amarante; fotos

Edição e postagem: Denison Duarte, em 03-09-2017 22:15 | Última modificação: 04-09-2017 10:50
Mais de 40 alunos recebem certificados de cursos do Projeto Formação Solidária em Amarante; fotos

Fotos: Denison Duarte

Hospital de Olhos

No início da noite deste domingo (3), a Câmara de Vereadores de Amarante sediou o mais importante momento para os alunos dos cursos do Projeto Formação Solidária (PFS). Ao todo, 41 alunos receberam seus certificados de Gestão do Tempo e Produtividade, Oratória e Técnica de Apresentação e Marketing 3.0. O evento contemplou também o município de São Francisco do Maranhão.

O projeto, que teve como idealizador o assistente social Sílvio Vilarinho, nasceu com o firme propósito de capacitar jovens para o mercado de trabalho, tendo como eixo a valorização à vida por meio de motivação, respeito, família, solidariedade e, especialmente, protagonismo.

O momento solene foi marcado por depoimentos de recém-formados, a exemplo de Luana Carlos, de Amarante, que já ingressou no mercado de trabalho através do Projeto.

“Eu sou aluna desde a primeira etapa. Esse projeto nos ajudou a conhecer os valores da sociedade brasileira. Aprendemos a desenvolver a autoconfiança através da oratória. O projeto foi nossa grande oportunidade de desenvolvimento e mudança de vida”, disse Luana.

Iara Terto Pachêco dos Santos, também foi diplomada durante a solenidade. Ela reside em São Francisco do Maranhão e disse estar feliz com a formação adquirida. “Eu me sinto muito emocionada. Minha família está muito feliz. Tenho recebido muito o apoio de todos. Eu recomendo muito esse curso para outras pessoas para que elas se sintam como eu estou me sentindo. Quero agradecer ao vereador Tiago Resende por estar sempre conosco”.

Ieda Terto, também recém-formada pelo Projeto, assegura que se sente mais à vontade em relação ao mercado de trabalho.

“Em relação ao mercado de trabalho me sinto preparada. Eu gostaria que muito mais pessoas fizessem esse curso. Agora vou fazer a próxima etapa do projeto para aprimorar os conhecimentos”, disse ela.

A integrante do grupo de organização do Formação Solidária, Marcianne Morais, assegura que a proposta do projeto é dar oportunidades de formação com qualidade, motivo que a torna uma admiradora do projeto.

“Eu sou uma admiradora do projeto por perceber que é um projeto social que dá chances para as pessoas, arrecada e distribui alimentos à comunidade. Ele dá chance com quatro certificações de uma vez só, e com qualidade”, disse ela.

Em sua palestra motivacional aos recém-formados, Marcianne enfatizou o significado de sucesso com base nas próprias experiências de vida pessoal e profissional.

“Por experiência própria, muitas vezes vi que consideramos sucesso apenas o retorno financeiro. O sucesso só é conseguido quando você trabalha no que gosta e pode ser feliz. Sempre desejo que as pessoas encontrem o trabalho que elas gostem, para que elas sejam pessoas melhores para a sociedade”, encerra.

O idealizador do curso, em entrevista ao SOMOS NOTÍCIA, se emocionou em ver os efeitos positivos do Projeto em Amarante.

“É difícil falar sem se emocionar. Sempre tive um desejo muito grande de poder proporcionar capacitação profissional a jovens e adultos, e depois de algum tempo vi que consegui. A alegria, o sorriso e a satisfação vem à tona quando o aluno diz: eu venci”, disse ele.

Formação solidária | Entrega de certificados e depoimentos (Fotos: Denison Duarte)