12:16 am - segunda-feira outubro 23, 2017

Prefeitura de Amarante vai realizar Festival de Folguedos com atrações locais e regionais; veja!

Edição e postagem: Denison Duarte, em 10-06-2017 18:32 | Última modificação: 10-06-2017 18:32
Prefeitura de Amarante vai realizar Festival de Folguedos com atrações locais e regionais; veja!

Fotos e montagem: Denison Duarte

Hospital de Olhos

FESTIVAL DE FOLGUEDOS DE AMARANTE – Nos dias 23 e 24 de junho a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, vai realizar no Ginásio Poliesportivo Municipal o Festival de Folguedos de Amarante.

O evento, segundo a administração, vai representar um marco no resgate das manifestações culturais do município. O festival vai contar com atrações locais e também regionais.

A informação foi repassada ao SOMOS NOTÍCIA pelo secretário de Cultura, Ronaldo Brandão, na manhã deste sábado (10). Segundo ele, “a previsão aponta para o maior festival já realizado na história de Amarante”.

De acordo com a organização, as manifestações culturais locais vão entreter o público presente na primeira noite. Dentre as atrações, haverá o Boi, Cavalo Piancó, quadrilha dos idosos, além de outras atrações culturais do município, incluindo o Mimbó.

A Secretaria afirma ainda que entidades e instituições como as escolas de Amarante que tiverem seus grupos de dança e/ou atrações culturais podem participar do evento, bastando apenas procurar com antecipação o secretário Ronaldo Brandão para a inscrição.

“Além do envolvimento popular, esse nosso trabalho, vai se destacar pela participação das demais secretarias, elas são parceiras nessa grande realização do município. Todas vão atuar diretamente com apresentações culturais ou com serviços e atendimentos ao público presente nos dois dias”, disse Ronaldo Brandão ao confirmar que, através da Secretaria de Saúde, haverá aferição de pressão, testes de glicemia, dentre outros.

O prefeito Diego Teixeira confirmou ao SOMOS NOTÍCIA que o evento será importante para a revitalização cultural de Amarante. “Amarante respira cultura! Não entendo como esses nossos valores foram tão esquecidos por tanto tempo. Esse é o nosso papel inicial: trazer de volta a nossa história para compreendermos os valores culturais que temos. Essas manifestações são a nossa identidade. Esse Festival de folguedos veio coroar nossas intenções”, disse o gestor.

Diego Teixeira reforça ainda fazendo um apelo à população “para que ajudem no resgate da identidade de Amarante, participando com fervor dos eventos culturais”.

Durante as duas noites de festividades haverá atrações musicais no estilo ‘Pé de Serra’ com Lulu Cruz e Só U Mé, ambas de Amarante, com sonorização de Nelinho Lemos.

A segunda noite de apresentações será reservada para as atrações regionais, incluindo Amarante. Informações da Secretaria de Cultura apontam que haverá disputas entre quadrilhas de seis municípios, na busca pela premiação, que será de R$ 4 mil.

O prêmio, que será entregue pela Prefeitura Municipal, vai contemplar os três primeiros vencedores do Festival de Folguedos.

A organização do evento informa ainda que vai disponibilizar espaço suficiente para todos os barraqueiros, segundo Ronaldo Brandão. “A prefeitura vai abrir espaço para todos os barraqueiros de Amarante. Nós vamos apenas deixar os alimentos de um lado do público e as bebidas do outro, mas quem quiser participar, terá o seu lugar”.

Festival de Folguedos de Amarante | Fotos e montagem: Denison Duarte

festival de folguedos de amarante

Fotos e montagem: Denison Duarte