4:08 am - segunda-feira novembro 20, 2017

Diego Teixeira e Adelbarto Santos na Marcha dos prefeitos; Michel Temer faz a abertura nesta terça

Edição e postagem: Denison Duarte, em 15-05-2017 21:26 | Última modificação: 16-05-2017 13:42
Hospital de Olhos

Os gestores de Amarante e São Francisco do Maranhão, Diego Teixeira e Adelbarto Santos – respectivamente, estão em Brasília para a XX Marcha dos Prefeitos, organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

São quatro dias com vasta programação, que este ano traz o tema ‘A Brasília em Defesa dos Municípios’. Do Plenário da Câmara dos Deputados, o prefeito Adelbarto Santos, já se mostra no ritmo da programação do evento, que iniciou nesta segunda-feira (15).

O credenciamento aconteceu às 14h, continuando com o atendimento de áreas técnicas da CNM, abertura da IX Exposição de Produtos, Serviços e Tecnologias; e, às 17h, todos os prefeitos estiveram na Comissão Geral no Congresso Nacional.

Amanhã, os prefeitos participarão da cerimônia de abertura com o presidente da República, Michel Temer, e também o presidente da CNM, Paulo Roberto Ziulkoski; o presidente do Tribunal de Contas da União, o ministro Raimundo Carreiro; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudio Lamachia.

Haverá também coletiva de imprensa e abertura do Congresso Internacional Municipalista e duas plenárias: uma sobre os pleitos ao Executivo Federal e outra sobre a Marcha dos prefeitos a Brasília.

No dia seguinte, quarta-feira, a programação traz outras duas plenárias: uma sobre pauta municipalista no Congresso Nacional, às 8h30, e outra sobre convergência para qualificar a judicialização.

No mesmo dia, às 13h30, haverá o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Cármen Lúcia. Às 14h o assunto será as reformas previdenciária e tributária. Dentre outros convidados estará o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. A programação do dia encerra com Assembleia-Geral Ordinária da CNM.

A programação continua no último dia com a execução do XII Fórum de Vereadores; painel com o ministro do Turismo Marx Beltrão; a integração dos sistemas de controle e governança; e, encerrando a XX Marcha dos prefeitos, às 11h30, será feita a leitura da Carta da XX Marcha a Brasília em defesa dos Municípios.

O prefeito Adelbarto Santos, em entrevista ao SOMOS NOTÍCIA considerou que o momento econômico do país e dos municípios “é muito difícil”. Ele acredita que é o tempo certo de contar com a colaboração dos parlamentares que representam o município de São Francisco do Maranhão. Ele diz ainda que o diálogo e a troca de experiência com outros gestores podem também ajudar a driblar a crise.

“Estamos em busca de mostrar a realidade dos nossos municípios aos parlamentares que votamos aqui em Brasília. O momento pelo qual passam todos os municípios é muito difícil. Acreditamos que dialogando e conhecendo experiências dos companheiros é possível atravessar esse momento”, ratificou.

Os dois prefeitos administram Amarante e São Francisco do Maranhão sob forma de parceria. O prefeito Adelbarto Santos esteve na maior caminhada do Dia do Trabalhador já realizada na história de Amarante; enquanto o prefeito Diego Teixeira participou da programação da Semana Cultural e aniversário de São Francisco do Maranhão. A parceria entre os dois é clara. Ambos já discutem sobre a programação do mês de julho para os dois municípios, ocasião em que as duas cidades recebem o maior número de turistas no ano.