7:59 am - sábado novembro 18, 2017

‘Cursos do Pronatec em Amarante estão entre os melhores do Piauí’, afirmou o gerente da VI GRE

Edição e postagem: Denison Duarte, em 15-06-2016 19:07 | Última modificação: 16-06-2016 22:06
Hospital de Olhos

Cursos do Pronatec – Os alunos das escolas públicas estaduais de Amarante participaram na manhã desta quarta-feira (15) da solenidade de abertura e apresentação do Projeto Integra, do Curso Técnico em Informática, do Programa Nacional de Ensino Técnico (Pronatec).

O evento, que também contou com a presença de populares e empresários locais, foi focado na idealização e nos objetivos do projeto, que vai contemplar usuários domésticos do município com execuções de ações e serviços gratuitos em manutenção de computadores e de aplicações.

A apresentação do projeto foi feita ao público presente pelo professor e idealizador, Mateus Machado de Almeida.

Em entrevista ao Somos Notícia, ele afirmou que tudo começou do desejo de servir voluntariamente as pessoas, da vontade de qualificar profissionais e de fazer pessoas de sucesso.

“Eu pensei em criar um projeto para servir a comunidade. Estou feliz, até porque o objetivo aqui é transformar socialmente as pessoas. Para mim, nada será mais gratificante do que um dia poder voltar aqui e ver empreendedores bem sucedidos.”

O secretário municipal de administração, José Paulo de Sousa, falou no sucesso do programa como elemento base para a formação de grandes nomes da história de Amarante.

“O projeto Integra agrega valores com capacidade de formar pessoas capazes de transformar a nossa política, a nossa educação, a nossa cultura. Daqui, certamente vão sair pessoas capazes de transformar a história deste país”, disse ele.

Segundo o gerente da VI Gerência Regional de Educação (GRE), Francisco Moura, a equipe de profissionais da GRE assegura que o cursos do Pronatec em Amarante estão entre os melhores do Piauí.

“Os desafios existem e sempre vão existir para serem superados. Diante das dificuldades pelas quais passa o país, estamos fazendo o diferencial. Quero parabenizar a todos vocês, porque hoje minha equipe da VI GRE disse que o curso de Amarante é um dos melhores do Piauí. O que me deixa contente é que dos 80 alunos, apenas 14 foram remanejados para o IFPI, e nem um deles foi desistente. Essa é a prova de que vocês abraçaram o programa”, afirma o gerente.

A coordenadora local do Pronatec, Maria Inês de Sousa Filha, garante que um ponto é visto com otimismo no programa em Amarante. “Os alunos são empenhados e os professores são todos capacitados. Esse conjunto faz a motivação acontecer. É possível sim chegar a um futuro promissor”

Ana Clara, aluna do curso Técnico em Informática, diz que escolheu a área por vocação, e está feliz com os resultados do curso. “É uma mão de obra necessária em nossa cidade. Eu não me dou bem com Administração, e escolhi Informática por vocação. Hoje, a gente fica feliz demais com a realização desse projeto”

O aluno João Carlos, do curso de Administração, reconhece a importância do Pronatec para Amarante. “O Pronatec está de parabéns! De modo particular, eu recomendo que outros jovens de Amarante e São Francisco façam esses cursos pelo poder de transformar sociedades.”

Os alunos do curso de Administração desenvolvem dois projetos paralelamente: a criação de uma empresa e um plano de negócios.

O evento desta quarta-feira contou também com a presença  do representante regional do Pronatec – Francisco de Assis Gomes, da secretária de Assistência Social, Gertrudes Sampaio, do secretário de esportes do município, Edivaldo Ferreira, da diretora do Polivalente de Ensino Médio – Maria Edivânia, e também os professores dos cursos técnicos em Administração e Informática.

Após a apresentação, os alunos do projeto Integra seguiram para o Polivalente de Ensino Médio, onde vão realizar os trabalhos voluntários de manutenção à população de Amarante.

OUÇA TODO O EVENTO (SEM CORTES)

 Alunos dos cursos do Pronatec, em Amarante, durante apresentação do projeto IntegraDSCF2111 DSCF2116DSCF2118DSCF2117 DSCF2120 DSCF2121 DSCF2126 DSCF2125 DSCF2127 DSCF2136 DSCF2138 DSCF2140 DSCF2141 DSCF2142 DSCF2143 DSCF2144 DSCF2146 DSCF2147 DSCF2151 DSCF2154 DSCF2129 DSCF2131 DSCF2130 DSCF2134 DSCF2135 DSCF2139 DSCF2149 DSCF2150 DSCF2128 DSCF2133DSCF2137

Edição, postagem e fotos: Denison Duarte