5:41 pm - sábado novembro 18, 2017

População de Amarante vai às ruas em apoio à prefeitura no combate ao câncer de mama; fotos!

Edição e postagem: Denison Duarte, em 26-10-2017 14:41 | Última modificação: 27-10-2017 17:34
Hospital de Olhos

COMBATE AO CÂNCER DE MAMA – O município de Amarante realizou no final da tarde desta quarta-feira (25) uma caminhada pelas ruas e avenidas da cidade, marcando o encerramento da campanha Outubro Rosa. O evento teve à frente a Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

A partir das 17h, a cor rosa predominou em meio à multidão de mulheres e homens, a partir da concentração na praça da prefeitura, todos na defesa do combate preventivo ao câncer de mama.

A iniciativa da Secretaria de Saúde foi elogiada pela cantora Dany Mellody, que animou o público durante o evento. Ela disse, com lamento, que perdeu a mãe para o câncer e que tem outros casos da doença na família. “Infelizmente eu perdi minha mãe para essa doença. Dados científicos comprovam que o diagnóstico precoce é a única salvação para essa doença. Quero parabenizar a Secretaria de Saúde e ao Nasf pelo belíssimo trabalho neste mês de outubro.”

A secretária Antonia Carvalho disse que a participação das mulheres nas atividades alusivas ao Outubro Rosa, em Amarante, superou as expectativas. Ela disse ainda como as mulheres podem contribuir com o papel dos profissionais de saúde na prevenção ao câncer de mama.

“A participação das mulheres superou as expectativas. Nós resolvemos fazer essas atividades em todas as unidades da zona rural e da cidade fechando com essa caminhada. O papel das mulheres e da população em geral é estar procurando os serviços de saúde contribuindo para que as equipes possam estar desenvolvendo o seu trabalho”, disse Antonia Carvalho ao afirmar que a Secretaria assume uma grande responsabilidade de monitorar e acompanhar as mulheres de agora em diante.

O prefeito Diego Teixeira afirmou que as Equipes de Saúde e os demais servidores “abraçaram a causa”, e manifestou satisfação com a participação do público. “Finalizamos para orientar as mulheres e os homens e a população em geral chamando atenção para um problema tão importante que, se detectado no início, tem uma porcentagem de cura muito alta. Quero ainda agradecer a prefeitura, engajada nesse projeto, à equipe da Secretaria de Saúde, que realizou palestras e ações em todas as unidades básicas de saúde e também a todos os secretários que abraçaram a causa”.

Durante o percurso, faixas, cartazes e camisas tinham frases alusivas ao combate preventivo da doença. Além da população do município, participaram da caminhada assessores da administração municipal, vereadores e servidores da atual gestão.

Combate ao câncer de mama | Caminhada do Outubro Rosa, em Amarante

Fotos e vídeos: Leomar Duarte