11:43 am - sábado novembro 18, 2017

Parceria da prefeitura com a Caixa vai contemplar famílias de Amarante em situação de abandono

Edição e postagem: Denison Duarte, em 31-03-2017 20:31 | Última modificação: 01-04-2017 09:11
Parceria da prefeitura com a Caixa vai contemplar famílias de Amarante em situação de abandono

Foto: Denison Duarte

Hospital de Olhos

Cinco famílias residentes em condições precárias na Casa Familiar Rural, em Amarante, vão ser contempladas com novas casas que serão entregues até o final de julho, uma parceria firmada entre a prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, e a Caixa Econômica Federal. A informação foi repassada ao Somos Notícia pela Prefeitura Municipal na manhã desta quinta-feira (30).

Em visita ao local das residências, o site constatou um cenário de extremo abandono e, segundo os moradores, a situação é de “descaso absoluto”.

Além de conviverem com o medo pela falta de segurança, eles reclamam a inexistência de condições mínimas de vida no local. As paredes caindo, locais inadequados para banho, ambiente fétido, muro no chão, além de um amontoado de ferro velho de um antigo palco da prefeitura, abandonado no quintal das casas.

Dona Cleosilda Pires, uma das moradoras, fala em um abandono do poder público que se arrastou ao longo dos últimos oito anos. “Nós tentamos conseguir uma casa no [bairro] Novo Amarante, mas não deu certo. Nesses oito anos, só tivemos promessas o tempo todo. Hoje o que mais desejamos é ter onde morar porque não tem como a gente ficar nessas condições”.

O abrigo, que antes era destinado a prestar assistência a alunos da zona rural que estudavam na zona urbana, deveria ser um polo da escola agrícola do município.

De acordo com o assessor especial do prefeito, Zé Deputado, a conquista se dará numa parceria da prefeitura com a Caixa Econômica Federal, através do PNHR e PNHU. “Ao todo serão construídas nesse primeiro momento 100 casas, sendo 25 na comunidade Remanso, 25 na localidade Conceição e 50 no bairro Areias.”

Ele afirma que a realidade habitacional de Amarante será apresentada nos próximos dias ao presidente da Caixa Econômica, atual parceira da prefeitura. “Fizemos um pré-cadastro para contemplar as famílias que necessitam de habitação em Amarante. Essas cinco famílias são seres humanos, e não deveriam ter sido abandonadas pela antiga gestão. Todas serão contempladas com essa ação, que vai destinar uma casa para cada família. O Diego Teixeira vai a Brasília para uma reunião com o presidente nacional da Caixa, onde será apresentada a real situação de Amarante. Asseguramos que, prestar esse auxílio a essas famílias, é um compromisso da atual administração”, encerra.

Casa Familiar Rural, onde atualmente vivem cinco famílias (Fotos: Denison Duarte)