12:38 pm - quarta-feira novembro 22, 2017

Vereadora Mylana viabiliza capacitação sobre controle do tabagismo a profissionais de saúde

Edição e postagem: Denison Duarte, em 05-07-2016 17:15 | Última modificação: 05-07-2016 20:37
Hospital de Olhos

Capacitação sobre tabagismo – Profissionais de Saúde, em Amarante, participaram de uma capacitação na Câmara de vereadores sobre o Programa de Controle ao Tabagismo.

O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (5) com a presença de médicos, enfermeiros, coordenadores de Saúde, dentre outros profissionais do município.

De acordo com dados apontados pela coordenadora de Atenção de Adultos e idosos do Estado, Valdite Costa, aproximadamente 200 mil pessoas morrem por ano vítimas do tabagismo em todo o país.

“Esse é ainda um dado alarmante. O tabagismo é um grande problema de saúde pública. São várias as doenças crônicas associadas ao tabagismo, além de mais de 50 tipos de cânceres que ele provoca. A população de fumantes quer parar de fumar, mas acha que não consegue, e a gente precisa dar esse apoio ao serviço por meio de ações”, disse ela.

Participaram também do evento o secretário de Saúde – Ítalo Queiroz, a coordenadora de atenção basica – Daniele Araújo, a coordenadora do Nasf – Lia Drummond, o médico do Programa Mais Médico – Osvaldo Castelano, o presidente da Câmara de Vereadores – Aldeci Azevedo e a vereadora e idealizadora da capacitação, Mylana Vilarinho.

A vereadora referiu-se sobre a importância do evento aos profissionais e à população de Amarante. Ela intitulou a capacitação de ‘um grande passo’.

“Quero agradecer à Secretaria de Estado da Saúde por atender calorosamente à nossa solicitação. Este é um assunto, cuja razão temos que abraçar. Essa capacitação é um grande passo porque vai possibilitar levar mais saúde à nossa população. Quero contribuir muito mais com a saúde de Amarante”, disse a vereadora.

Dados apresentados durante a capacitação confirmam que a população de fumantes no Brasil é composta de idosos e jovens. “Esse público não está ainda sendo mobilizado, e é esse o público que nós precisamos buscar”, explica a coordenadora referindo-se à razão de instalação do programa no município.

O secretário municipal de Saúde, Ítalo Queiroz, reconheceu a importância da parceria com o governo do estado. Dentre outros assuntos, ele falou sobre conquistas na Atenção Básica e no transporte eletivo de pacientes. “Amarante é o 2º entre os 31 municípios do Território Entre Rios em agendamentos. São mais de 1200 consultas.”

Pela conquista da capacitação, o secretário agradeceu à vereadora. “É importante Amarante receber essa capacitação. Quero agraceder à vereadora Mylana Vilarinho, que eu tenho certeza que tem se dedicado para trazer melhorias à saúde do nosso município.”

Estiveram com a coordenadora Valdite Costa o supervisor do programa, Raimundo, e a enfermeira Vanessa Batista.

“Estamos felizes com os resultados, até porque os municípios onde estamos capacitando os profissionais estão implantando os serviços e está sendo um sucesso”, encerra ao considerar que em Amarante não será diferente.

Edição, postagem e fotos: Denison Duarte

Capacitação sobre combate ao tabagismo

capacitação DSCF3075 capacitação DSCF3076 capacitação DSCF3077 capacitação DSCF3078 capacitação DSCF3079 capacitação DSCF3080 capacitação DSCF3081 capacitação DSCF3082 capacitação DSCF3083 capacitação DSCF3084 capacitação DSCF3085 capacitação DSCF3087 capacitação DSCF3088 capacitação DSCF3089 capacitação DSCF3091 capacitação DSCF3092  capacitação DSCF3097 capacitação DSCF3099 capacitação DSCF3100 capacitação DSCF3102

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE