7:46 pm - quarta-feira julho 26, 2017

Rachaduras no solo nas margens do Madeira deixa Defesa Civil em alerta

Edição e postagem: Denison Duarte, em 08-08-2013 17:13 | Última modificação: 08-08-2013 17:24
Educandário Menino Jesus

Com a baixa do Rio Madeira, registrada neste período de estiagem em Porto Velho, após vistoria, a Defesa Civil do município constatou o risco da ocorrência de novos desbarrancamentos na margem direita do rio, com a chegada do período chuvoso. Existem fissuras no solo da região do Bairro Triângulo, em uma faixa de cinco quilômetros, até o Porto da capital, e ainda na margem esquerda, na região da comunidade de São Sebastião. Após reunião com a prefeitura, a Santo Antônio Energia se comprometeu em realizar um estudo para definir qual a forma de contenção adequada para a área e o custo do serviço.

De acordo com coordenador da Defesa Civil, coronel José Pimentel, com a chegada do período chuvoso e, consequentemente, o aumento do nível do rio, a água deve entrar nestas fissuras, provocando a erosão do solo. "E isso coloca em risco um de nossos patrimônios históricos, o pátio da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré", afirma o coronel. Neste ano, dois restaurantes tradicionais da capital, localizados na margem direita, foram interditados pelo órgão sob o risco de desabamento.

A faixa de risco, de cerca de cinco quilômetros a partir do Bairro Triângulo, onde foi realizado um trabalho de enrocamento no último ano para conter o desbarrancamento da margem, deve receber um novo trabalho de contenção, para evitar que o rio continue a avançar sobre a cidade. A região da comunidade de São Sebastião, na margem esquerda, também deve ser contemplada. Para isto, a prefeitura solicitou apoio junto a Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela construção da Usina Hidrelétrica em Porto Velho.

Coronel Pimentel explica que uma reunião foi realizada entre as partes, onde a concessionária se comprometeu a realizar um estudo para definir a melhor forma de contenção. A Santo Antônio confirmou o acordo, entretanto uma nova reunião, após a elaboração do estudo, deverá ser realizada para definir quem será responsável pela execução do serviço.

Fotos: Vanessa Vasconcelos / G1

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE