8:57 pm - terça-feira novembro 21, 2017

Francisco Cunha e Silva Filho

Edição e postagem: Denison Duarte, em 07-08-2015 20:51 | Última modificação: 17-06-2017 23:32
Hospital de Olhos

Francisco Cunha e Silva Filho, natural de Amarante (PI), filho do cerebral amarantino, inesquecível “Professor Cunha e Silva”. Doutor em Letras (Literatura Brasileira); Mestre em Letras (Literatura Brasileira); Bacharel em Letras (Português-Inglês); Licenciado em Letras (Português-Inglês). Desde 1963, sob o nome literário Cunha e Silva Filho, colabora regularmente para a imprensa do Piauí como crítico literário e cronista.

Pertence à União Brasileira dos Escritores (Seção Piauí). Atualmente colabora com artigos para o jornal Diário do Povo, Teresina, Piauí. Publicou vários trabalhos escritos entre eles, Apostila de inglês, Curso Policultura, A Preposição Inglesa; exercícios de interpretação de texto e gramática, Curso Policultura, My proposal for a realistic training program for Municipal English teachers. Monografia, As idéias no tempo. (Crônicas, memorialismo e ensaios críticos) Da Costa e Silva: uma leitura da saudade. Breve introdução ao curso de Letras: orientação, normas e diretrizes. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro, UFRJ, Faculdade de Letras. Da Costa e Silva: do cânone ao modernismo. SANTOS, Francisco Venceslau dos. (org.) Geografias literárias.

O intelectual Doutor amarantino fez várias produções ciêntíficas, entre elas, Artigos publicados em jornais; artigos e ensaios publicados em revistas do Piauí, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo: A formação do intelectual. Cadernos de Teresina. Secretaria de Cultura, Desportos e Turismo do Piauí. Elmar Carvalho: um malabarista do verso. Caderno de Teresina. Infância entre a fazenda e o asfalto Jornal do Brasil. Idéias/Livros, Manequins corcundas: a poesia de Clóvis Moura. LB – Revista da literatura brasileira. São Paulo. Os anti-heróis de Oton Lustosa. Encontro, Poesia, Vida. (Prefácio). In: CARVALHO. Elmar. Rosa dos ventos gerais. 2 ed. revista, aumentada e melhorada. SEGRAJUS, As múltiplas vozes da ribanceira. Romance (Prefácio). LUSTOSA,Oton. As múltiplas vozes da ribanceira. Editoras da UFPI. Elmar Carvalho e a insubmissão lírica (ensaio). In: CARVALHO, Elmar. Lira dos cinqüentanos. 1. Fundação de Apoio Cultural do Piauí – FUDAPI. Dalilíada: um poema e sua história (ensaio). In: CARVALHO, Elmar. Lira dos cinquentanos. 1. Fundação de Apoio Cultural do Piauí – FUNDAPI. Cunha e Silva: centenário, fotos e saudades. O intelectual amarantino Doutor Cunha e Silva Filho realizou inúmeras monografias.

Texto do livro AMARANTE, PERSONALIDADES E FATOS MARCANTES

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE